quarta-feira, 24 de agosto de 2022

REGIÕES LESTE E SUL DO PAÍS REGISTAM NÚMEROS ELEVADOS DO PALUDISMO

O Coordenador do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo afirma que as regiões lestes e sul do país continuam a registar os números mais elevados do paludismo na Guiné-Bissau.

José Ernesto Nanta, garante que até 2024, a Guiné-Bissau vai iniciar a campanha nacional de vacinação contra o paludismo.

“As regiões com mais casos são as onde estão a decorrer QPS, neste caso Bafatá, Gabú, Quinara e Tombali”, afirma o técnico considerando que os casos estão a reduzir.

Estas afirmações foram feitas hoje, durante o ato de abertura do seminário de intercâmbio entre o Programa Nacional de Paludismo da Guiné-Bissau e do Senegal, em colaboração com a Organização não-Governamental CRS.

Apesar de se verificar aumento de casos de paludismo em algumas regiões do país, Ernesto Nanta, considera que noutras, esta patologia está a reduzir-se de uma forma expressiva.

“O país saiu de oito centos mil casos para mais de cem casos desde o início das intervenções nesta matéria, isso significa que estamos num bom caminho para erradicar esta doença”, disse Ernesto Nanta, referindo a meta da ONU de acabar com o paludismo até 2030.

Durante os trabalhos do seminário vai-se proceder a análise e intercâmbio dos programas nacionais de paludismo entre os dois países (Guiné-Bissau e Senegal), em colaboração com a organização não-governamental CRS.

De sublinhar que o Senegal tem levado a cabo nos últimos anos uma luta contra paludismo na sua dimensão transfronteiriço sendo esta, uma das suas principais orientações estratégicas.

Esta abordagem está fortemente reflectida no seu plano de trabalho anual com países fronteiriços, havendo a possibilidade de implementação de estratégias comuns de combate ao paludismo.

Por: Ussumane Mané/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário