quarta-feira, 31 de agosto de 2022

PRS EXIGE REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS NA DATA MARCADA

O Partido da Renovação Social (PRS), uma das formações políticas que apoia o atual governo de iniciativa presidencial, exigiu hoje a realização das eleições legislativas, na Guiné-Bissau, na data marcada, porque o partido está preparado para vencer o escrutínio e conduzir o país rumo a um desenvolvimento sustentável.

A posição do PRS foi transmitida pelo próprio presidente em exercício do partido, Fernando Dias, durante o seu discurso na abertura dos trabalhos da reunião da Comissão Política Nacional do PRS, num dos hotéis de Bissau para escolher o cabeça-de-lista nas próximas eleições legislativas.
“O PRS chama atenção ao impulso político, administrativo e jurídico dos atos tendentes à realização das eleições de 18 de dezembro que não pode ficar a “conta-gotas” a mercê das instituições responsáveis. Nós exigimos para que as eleições tenham lugar na data marcada, porque o PRS está mais do que preparado para ganhar e conduzir novamente o país a um clima de irmandade, rumo ao desenvolvimento sustentável”, declarou Fernando Dias.

Dias adianta ainda que estando a Guiné-Bissau no quadro das eleições legislativas, é imprescindível a restituição e a garantia das liberdades fundamentais, nomeadamente direitos de circulação, de expressão e de reunião.

O presidente em exercício do partido alertou aos militantes e dirigentes do PRS que o momento é crucial, por isso é fundamental continuar a confiar na direção superior desta formação política para garantir a paz e estabelecer as condições para o desenvolvimento na Guiné-Bissau.

Em relação à escolha do cabeça-de-lista nas próximas eleições legislativas, Dias pediu aos cinco candidatos a avaliarem os seus interesses na mesma perspetiva para evitar falhas nas suas estratégias de escolhas internas.

“Não há dúvidas de que os indicadores mostram que a democracia guineense necessita de confiança e transparência. Necessita também de mais participação, inovação e de uma gestão mais democrática do exercício do poder. Para isso, o PRS não pode falhar, quer nas suas estratégias de escolhas internas, quer nas da mobilização dos cidadãos para o seu projeto político” disse.

Perante este cenário, Dias espera que o processo da escolha do cabeça-de-lista seja livre e transparente e chama atenção a Comissão Eletiva no sentido de assegurar todas as garantias dos concorrentes, evitando problemas.

Cinco dirigentes do PRS concorrem a liderança do cabeça-de-lista para as próximas eleições legislativas. Trata-se do Florentino Mendes Pereira, Dionísio Kabi, Faustino Fudut Imbali, Mónica Buaró da Costa e Ribana Nquek.

A comissão política do PRS é o órgão máximo entre congressos do partido, e é composta por 276 membros.

As eleições legislativas antecipadas esta marcada para 18 de dezembro de dezembro deste ano.

Por: Alison Cabral
conosaba/radiojovem.info

Sem comentários:

Enviar um comentário