terça-feira, 23 de agosto de 2022

CEDEAO/ Comissão Mista do parlamento da organização reunida em Bissau



Bissau,23 Ago 22(ANG) – A Comissão Mista para a Agricultura, Ambiente, Recursos Naturais, Infraestruturas, Energia, Minas, Indústria e Sector Privado do parlamento da CEDEAO está reunida em Bissau.

Trata-se de uma reunião deslocalizada de cinco dias, no decurso da qual serão abordados temas sobre “Política Ambiental e Estratégia Climática da CEDEAO”, a “Revisão Bienal da Agricultura, Segurança Alimentar e Nutricional pelos Estados Membros”, entre outras.

Ao presidir a cerimónia de abertura do evento, o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá afirmou que a mensagem institucional em virtude do tema central desta reunião revela a preocupação de integrar as questões climáticas e agroecológicas nos modelos de desenvolvimento da comunidade sub-região em geral.

Segundo o líder do parlamento guineense, a Visão 2050 da CEDEAO, recomenda a cooperação dos Estados membros na proteção do ambiente contra as alterações climáticas, seca, desertificação e catástrofes naturais que sacudam a humanidade em geral, particularmente as populações dos países africanos.

“As terras agrícolas férteis e os pântanos africanos estão a ser substituídos por Betão e infraestruturas, sem se preocupar com a edificação de barreiras artificiais que as protejam bem como a nossa produção e riqueza animal contra as alterações climáticas ”, disse.

O deputado e chefe da delegação da Guiné-Bissau no Parlamento da CEDEAO Califa Seidi, disse que a Pandemia de Covid-19 e a guerra de Rússia e Ucrânia, constituem fortes ameaças para a insegurança alimentar entre os países membros da organização.

Seidi disse esperar que os cinco dias do encontro possam servir aos peritos da área para aplicarem os seus conhecimentos sobre a matéria, e elaborar políticas que futuramente beneficiarão os países membros na maneira de conservação do seu ambiente e recursos naturais.

O encontro de Bissau decorre sob lema” Um olhar crítico sobre a Política Ambiental e Estratégia Climática da CEDEAO: juntamente com a Revisão Bienal da Agricultura, Segurança Alimentar e Nutricional pelos Estados Membros”.

Conosaba/ANG/LLA/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário