terça-feira, 23 de agosto de 2022

Parlamentares da CEDEAO: CIPRIANO CASSAMA ALERTA PARA OS PERIGOS DA INUNDAÇÃO


Os parlamentares da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) iniciaram hoje a 5ª reunião deslocada da comissão mista em Bissau e decorrerá durante 5 dias.

O encontro de Bissau tem como tema: “Um Olhar sobre a Politica Ambiental e Estratégia Climática da CEDEAO; juntamente com a Revisão Bienal da Agricultura, Segurança Alimentar e Nutricional pelos Estados Membros”.

Durante a cerimónia da abertura, o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassama, alertou aos estados membros da CEDEAO pelo perigo que o continente africano corre devido a inundação.

“As terras agrícolas férteis e os pântanos africanos estão a ser substituídos por betão e infra-estruturas, sem nos preocupamos com a edificação de barreiras artificiais que nos protejam, bem comi a nossa produção e riqueza animal, contra as alterações climáticas, as fragilidades dos solos, os riscos de inundações, as temperaturas, os acidentes e desastres”, realçou o presidente da ANP.

O chefe da delegação da Guiné-Bissau no Parlamento da CEDEAO, Califa Seide, disse que a metade da população dos países subsariana, vive abaixo do limiar da pobreza e dependendo em grande parte da agricultura.

“Como é sabido pelo estudo e dados estatísticos, a África subsariana em que se insere os país da CEDEAO, é particularmente vulnerável as forças das alterações climáticas, quase metade da população vive abaixo do limiar da pobreza e depende da agricultura e da pesca para sobrevivência”, disse Seide.

Ainda durante o encontro de Bissau os parlamentares da CEDEAO vão abordar os temas como Agricultura, Ambiente e Recursos Naturais, Infraestruturas, Energia e Minas/ Industria e Sector Privado.

“Vamos apoiar esforço do povo guineense para que vivam a democracia e a liberdade”

No entanto, o segundo vice-presidente do parlamento da Comunidade Económica dos Estados das África ocidental (CEDEAO) prometeu apoiar o esforço do povo guineense para que vivam a democracia e a liberdade.

Boucary Sani Malam Chaibou que falava após uma visita de cortesia dos parlamentares da sub-região ao Sissoco Embaló garantiu apoio dos parlamentares no sentido de desencorajar que no espaço CEDEAO, o golpe de estado se propague.

Por outro lado, disse que vão combater os ilusionistas para que não haja um militar que levante para pegar o poder porque “o poder é para o povo e é a vontade do povo”.

Acrescentou ainda que “quem quer o poder que vá as eleições”, encorajando o povo guineense a pautar pelo caminho da democracia e da vontade popular.

Os parlamentares da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) iniciaram hoje a quinta reunião deslocalizada da comissão mista em Bissau que terá a duração de 5 dias.

Por: Nautaran Marcos Có/ Marcelino Iambi/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário