quarta-feira, 24 de agosto de 2022

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS, PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CEDEAO RECEBEU EM AUDIÊNCIA A COMISSÃO MISTA DO PARLAMENTO DA CEDEAO.


Saudando o Chefe de Estado, o Vice-Presidente do Parlamento da CEDEAO, Dr. Sidy Mohamed Tunis, afirmaria na, sequência da sua intervenção, cutamos: "tenho o maior prazer, em nome do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental e da minha humilde pessoa, de o felicitar pela sua recente nomeação como Presidente da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo. Sua nomeação ocorreu num momento crucial e certo, quando nossa região enfrenta vários desafios nas áreas de segurança e questões de mudanças climáticas, que têm grande impacto na segurança alimentar e nutricional de nossos países", fim de citação.

Em seguida, o Vice Presidente do Parlamento da CEDEAO informaria o Primeiro Magistrado da Nação que a Comissão Mista do Parlamento da CEDEAO para Agricultura, Ambiente e Recursos Naturais/ Infraestruturas/ Energia e Minas/ e Indústria e Setor Privado programou uma reunião deslocalizada em Bissau, de 23 a 27 de Agosto de 2022.

Segundo o dr. Mohamed Tunis, o tema do encontro é "Um olhar crítico sobre a "Política Ambiental e Estratégia Climática da CEDEAO; juntamente com a Revisão Bienal da Agricultura, Segurança Alimentar e Nutricional pelos Países Membros".

O principal objetivo da reunião, segundo as informações prestadas ao General Úmaro Sissoco Embaló é de que os Membros da Comissão Mista tenham um profundo conhecimento e compreensão da Estratégia Climática Regional da CEDEAO e do processo de Revisão Bienal da Produção Agrícola, Segurança Alimentar e Nutricional na nossa Região, para facilitar seu trabalho na deliberação do orçamento para estes programas e no desempenho das suas funções de supervisão, conforme determinado pelo Ato Adicional sobre o Reforço dos Poderes do Parjamento.
As reuniões deslocalizadas das Comissões normalmente organizadas nos Estados-Membros cujo objectivo é o de aumentar a visibilidade do Parlamento da CEDEAO e aproximar os programas da Comunidade das pessoas a quem se destinam.

Os Parlamentares da CEDEAO convidaram o Presidente em Exercício da CEDEAO a ser o Anfitrião Principal e Convidado Especial de Honra, na Cerimónia de Abertura da reunião, e a declará-la oficialmente aberta.

Por seu turno, o Presidente da República da Guiné-Bissau, Comandante Supremo das Forças Armadas e Presidente em Exercício da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO manifestou não somente a sua satisfação por estas iniciativas que considerou como fundamentais para o reforço e consolidação da nossa organização regional como igualmente expressou o seu firme desejo de ver a CEDEAO como pertença efectiva e concreta dos povos que servimos.





Sem comentários:

Enviar um comentário