quinta-feira, 25 de agosto de 2022

GOVERNO GUINEENSE E SINDICATOS SE ENTENDEM EM RELAÇÃO AOS PROBLEMAS SOCIAIS

O Governo disse que finalmente chegou a um ponto de entendimento com os sindicatos em relação em relação a análise da situação socio económica do país.

Estas informações foram avançadas, hoje, pelo governo, depois de uma reunião de concertação social que desta vez teve lugar no ministério das finanças.

Á saída do encontro o porta-voz do Governo, Fernando Vaz, afirmou que saíram com a solução durante a discussão sobre as situações ligadas à vida social do país.

“Saímos com consensos, portanto a reunião foi muito boa, e estamos num bom caminho, em relação a educação, houve algumas reclamações sobre recenseamento em curso e ficou claro que mais de três mil pessoas ficaram fora das listas. Até este momento, temos uma reclamação de mais de 500 mil, portanto, os que reclamam vão receber no próximo mês” afirmou Fernando Vaz porta-voz do governo.

Apesar destas declarações, o vice-secretário geral da união Nacional dos Trabalhadores da Guiné, Yasser Turé, disse que os resultados alcançados pelo governo durante estes anos, não são satisfatórios.

“Fomos convocados depois de um ano de silêncio por parte do governo para ouvir o resultado alcançado pelo governo durante estes anos, infelizmente para nós, o resultado não corresponde o que estamos a sentir. Apresentarem dois discursos, o do executor e o do beneficiário, nós como beneficiários, não vimos nada absolutamente de positivo, porque a situação da população guineense piorou-se”, adiantou.

Relativamente ao último recenseamento que está a ser feito pela função pública, Yasser Turé, disse que enquanto representante dos trabalhadores, desconhecem do plano anunciado pelo governo, embora disse que apenas têm o conhecimento de um projeto do Banco mundial ligado ao assunto.

Desde Novembro de 2021 o governo voltou esta quarta-feira a reunir o conselho permanente de Concertação, onde foram analisados a situação socioeconómica e as realizações do governo no domínio social.

Radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário