quinta-feira, 15 de agosto de 2024

SISSOCO EMBALÓ DIZ QUE PREFERE BRAIMA CAMARÁ DE QUE SIMÕES PEREIRA E NUNO NABIAM


O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou esta quarta-feira, 14 de agosto de 2024, que prefere ter Braima Camará ao seu lado de que ter “50” Domingos Simões Pereira, Nuno Gomes Nabiam e outras pessoas que fazem parte do Fórum recentemente criado em Lisboa, devido a sua relação de amizade e familiar com o Coordenador Nacional do MADEM-G 15.

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou hoje que não teme manifestações de opositores, recentemente anunciadas em Lisboa.

Em reação ao comunicado do Fórum e a Coligação PAI Terra que ameaçam sair à rua para lutar pela reposição da legalidade constitucional, Sissoco Embaló avisa que há regras que devem ser observadas por todos.

“Para realizar manifestações, existem regras que devem ser cumpridas no país, caso contrário é bom que saibam que o Umaro Sissoco Embaló tem outro temperamento”, alertou.

Sissoco Embaló, falava aos jornalistas à margem da entrega de cinco viaturas Toyota Landcruzer e 117 motorizadas à ministra de Saúde Pública, um donativo do Fundo Mundial e o ato central decorreu no Palácio da República.

Sissoco Embaló disse aos jornalistas ter lamentado a situação que está a acontecer no Movimento para a Alternância Democrática, porque era impossível pensar que um dirigente do MADEM G-15 se sentaria na mesma mesa com dirigentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) ao ponto de assinarem um acordo.

Para o chefe de Estado,” isso é ultrapassar a linha vermelha. Não é normal e as pessoas não deveriam ter esticado a corta até a esse nível “.

“Sentar na mesma mesa com Domingos Simões Pereira é uma coisa lamentável e inaceitável, de maneira que não estou interessado em nada. Não sou do MADEM G-15, de acordo com a Constituição. Muitas pessoas colocaram em causa o meu posicionamento enquanto fundador daquela formação política, mas Braima Camará não irá falar sobre esse assunto. Disse ao Braima Camará que não precisava de apoio de Nuno Gomes Nabiam, devido às condições que colocou na mesa para me apoiar, mas ele insistiu, aceitei e trabalhamos”, sublinhou.

O chefe de Estado disse que Braima Camará e o MADEM G-15 não estão autorizados a assinar nenhum acordo com Fórum e com a coligação PAI Terra Ranka , apenas para fazer uma única frente contra Umaro Sissoco Embaló, colocando em causa os esforços dos militantes.

“Isto não é normal e tenho certeza absoluta que o líder do MADEM G-15 nunca imaginou que chegaria aqui com essa estratégia”, disse e acrescentou que os dados eleitorais mudaram, porque “nem todos militantes vão acompanhar Domingos Simões Pereira porque já sabem que ele trabalha para o seu interesse”.

Por seu lado, o representante do Fundo Mundial, Mamadu Saliu Bá, disse que a doação feita para a saúde através do Fundo Mundial, faz parte dos fundos acordados para a Covid-19 sobre reforço do sistema de saúde guineense.

“Atendendo o engajamento do Presidente da República, o Fundo Mundial decidiu fazer a entrega das viaturas e motorizadas nas instalações da Presidência da República como forma de demostrar a credibilidade e confiança que alguns países não conseguem ter”, enfatizou.

Por: Aguinaldo Ampa
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário