segunda-feira, 19 de agosto de 2024

MADEM-G15: Conselho de Direito é instado a instaurar processos disciplinares

Bissau - (18.08.2024) - O Conselho Nacional do Movimento para Alternância Democrática recomendou ao Conselho Nacional de Direitos “a instauração de processos disciplinares céleres e sumários aos camaradas Adja Satu Camara Pinto, Marciano Silva Barbeiro, Soares Sambu, Aristides Ocante da Silva e Doménico Sanca e, estender, igualmente, estas medidas aos demais membros dos órgãos do partido” por alegada “violações grosseiras dos Estatutos”, no âmbito do Congresso Extraordinário a revelia da Direção de Braima Camará.

Nas resoluções finais do encontro de órgão entre os congressos do MADEM-G15 que teve lugar entre 17 a 18 de agosto, os membros do Conselho Nacional condenaram e repudiaram o primeiro congresso extraordinário convocado e realizado, “à margem das disposições estatutárias”.

“Pelas reiteradas violações da Constituição e demais Leis da República, sob proposta de um grupo de dirigentes, o Conselho Nacional decidiu aprovar a retirada de confiança politica ao Umaro Sissoco Embaló”, deliberou.

Por solicitação do Coordenador Nacional, o Conselho Nacional aprovou igualmente “a iniciativa de convocação do Primeiro congresso extraordinário, nos termos do nº 1 do Art. 18 dos Estatutos do MADEM-G15”, tendo sido atribuído o mandato à Comissão Política Nacional “para proceder a sua marcação, criação da Comissão Preparatória e diligenciar os demais procedimentos com vista a realização do evento”, visando entre outras finalidades “promover uma discussão franca sobre a vida interna do (…) partido”.
À Comunidade Nacional e internacional, o MADEM-G15 apela “a estarem atentos ás violações da Constituição da República e sequestro das instituições judiciais e outras por parte do Presidente da República Umaro Sissoco Embaló”.

No decurso do evento, o Coordenador Nacional do MADEM-G15 teceu as críticas aos militantes integrantes do Movimento de Apoio ao segundo mandato do atual Presidente da República pela forma “grosseira” a violação dos estatutos do partido.
Um grupo de militantes e dirigentes do Movimento para Alternância Democrática elegeu Adja Satu Camará Pinto, Coordenadora do partido, num congresso extraordinário à revelia da Direção do MADEM-G15.

A reunião de Conselho Nacional do MADEM-G15, sob liderança de Braima Camará, teve trezentos e vinte um (321) dentre seiscentos e quinze (615) membros convocados.

Por: e-Global/Mamandin Indjai

Sem comentários:

Enviar um comentário