Bissau - (30.08.2024) - Após a denuncia de um alto funcionário do Ministério da Saúde Pública sobre alegado desvio de fundos e cobrança para assinatura de cheque, a fonte da CFM informou hoje, 30 de agosto, que “já iniciou o processo de pagamento de técnicos que participaram na realização do Programa de Fortalecimento da Gestão em Saúde (PRGS) nas regiões”.
De acordo com o alto funcionário do Ministério da Saúde Pública contatado pela CFM, “horas depois da publicação das informações pela mídia, o diretor e a sua equipa sentiram-se ameaçados com a informação, tendo decidido assinar vários cheques para efeitos de pagamento sem condição exigida anteriormente”.
A fonte informou ainda que foi devolvido “o valor de 15.541.180 francos CFA destinado ao controlo de qualidade dos dados”.
“(…) Também foram pagos, através de Orange Money, 14 técnicos, 4 motoristas do Programa Alargada de Vacinação (PAV), 24 técnicos, 8 motoristas regionais ambos participaram na atividade de controlo de qualidade dos dados de vacinação nas 8 regiões sanitárias do país (Bafata, Cacheu, Farim, Oio, Gabu, Quinara, Setor Autônimo de Bissau, Tombali). Entre os cheques assinados também estão os da Direção de Serviço de Saúde Comunitária e Promoção da Medicina Tradicional destinados aos técnicos que irão introduzir os dados de Agentes de Saúde Comunitária”, revelou a fonte.
Por: CFM
Sem comentários:
Enviar um comentário