segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Figura da semana: ARTHIMIZA MENDONÇA DISTINGUIDA COM O PRÉMIO “LÍDERES EMERGENTES DE ÁFRICA”


A ativista Arthimiza Mendonça foi distinguida com o prémio “Líderes Emergentes de África”, numa cerimónia de gala que decorreu em Acra, no Gana.

A Africa Emerging Leaders Conference and Award destaca os líderes emergentes que estão a dar contribuições significativas em vários campos, impactando positivamente as comunidades em toda a África.

Em declarações à distinção, a ativista reagiu nas suas redes sociais e deixou essa mensagem: “são experiências únicas, um sentimento de pertença de um reencontro ancestral. África flutua na minha mente e no meu pobre coração. Em cada solo africano que piso, sinto que tenho mais motivos para lutar pelo bem-estar do continente. Em cada experiência, em cada momento e em cada vida reconheço, que sou a continuidade de muitas vidas passadas. O futuro é ancestral. Obrigada a Deus e aos meus ancestrais por me permitirem viver essa emoção, reconhecer a resiliência da minha identidade e do meu povo (AFRIKANO). Nascer em África é um privilégio para a minha humanidade. É viver e sentir que a vida do outro está interligada com a sua. É viver a caridade no verdadeiro sentido da palavra. Não me pergunte se sou Africana, olhe para mim e terá a resposta”.

Biografia

Arthimiza Mendonça nasceu em Bissau. É jornalista e consultora de imagem e estilo com experiência em Televisão, Cinema e Mídias Digitais. Fez graduação e pós-graduação na faculdade de Comunicação Social da UFJF. Trabalhou na agência Elysée Modelo, como modelo. Trabalhou na Televisão da Guiné-Bissau (TGB).

Engajou-se nas várias iniciativas que promovem direitos humanos, principalmente de violência contra as mulheres e da identidade africana.

Recebeu várias homenagens e premiações, com destaque as seguintes distinções: o prémio Internacional Ibero-americano “a trajetória” – nevado solidário de ouro em 2021. Em 2023 foi homenageada com o “trofeu cultura sem fronteiras”.

Foi também homenageada na terceira gala de No Sta Djunto na categoria de ativismo em 2020.Tem promovido desde 2020 a campanha “Amo minha pele”.

Por: Epifânia Mendonça
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário