terça-feira, 20 de agosto de 2024

Remodelação governamental: SISSOCO NOMEIA DEZ MINISTROS E SETE SECRETÁRIOS DE ESTADO





O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, procedeu a uma remodelação governamental “profunda”, nomeando 10 ministros e 7 secretários de Estado.

Vê-se no decreto presidencial n°35/2024 tornado público esta terça-feira, 20 de agosto de 2024, que se registou em alguns casos “dança de cadeira” e a entrada de novas caras no executivo liderado por Rui Duarte Barros.

Marciano Silva Barbeiro que era ministro da Administração Territorial e Poder Local passou a ocupar o Ministério dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital, Aly Hijazy, então Ministro da Administração Pública, é agora Ministro dos Combatentes da Liberdade da Pátria, José Carlos Esteves, que era ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital, passou a ocupar o cargo do Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, e Maria de Conceição Évora, que era Ministra da Comunicação Social passou a ser Ministra da Cultura, Juventude e dos Desportos. 

Mónica Buaró da Costa, então secretária de Estado do Plano e Integração Regional, foi promovida ministra da Administração Pública, Reforma Administrativa, Emprego, Formação Profissional e Segurança Social.

Aristides Ocante da Silva assume o Ministério da Administração Territorial e do Poder Local, enquanto Dionísio Cabi foi nomeado Ministro da Defesa Nacional.

José Carlos Varela Casimiro, Florentino Fernando Dias e Pedro Tipote, assumem os ministérios da Energia, da Comunicação Social e da Saúde, respetivamente.

Mantém-se no cargo os Ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Carlos Pinto Pereira, da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Malal Sané, da Economia, Plano e Integração Regional, Soares Sambú, da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Científica, Henri Mané, da Justiça e Direitos Humanos, Maria de Céu Silva Monteiro, das pescas e Economia Marítima, Mário Mussante, do Comércio e Indústria, Orlando Mendes Veigas, e da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Fatumata Djau Baldé.

O chefe de Estado nomeou Abas Djaló, então Secretário de Estado da Gestão Hospitalar, Secretário de Estado do Plano e Integração Regional; Nelson Pereira, Secretário de Estado das Comunidades; Fatumata Jau, Secretário de Estado de Cooperação Internacional; Lesmes Mutna Freire Monteiro, Secretário de Estado da Juventude; Fernando Henrique Vaz Mendes, Secretário de Estado da Reforma Administrativa e Nancy Raisa da Silva Cardoso, Secretário de Estado da Cultura.

Por: Tiago Seide
Conosaba/odemocratagb









Sem comentários:

Enviar um comentário