quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Guines-Liga: BENFICA SAGRA-SE CAMPEÃO NACIONAL DE FUTEBOL E IGUALA-SE AO SPORTING EM NÚMEROS DE TÍTULO



O Sport Bissau e Benfica (SBB) é o novo campeão nacional em futebol na Guiné-Bissau da época desportiva 2023-2024. Os encarnados, que foram superiores em relação aos restantes clubes que disputaram o Campeonato Nacional da primeira divisão (Guines-Liga), conquistaram o seu o 14º título igualando ao seu eterno rival, o Sporting Clube da Guiné-Bissau (SCGB), em número de títulos já conquistados.

Em partida do jogo a contar para a 29ª jornada da Guines-Liga realizada esta quarta-feira, 31 de julho de 2024, na segunda capital do país, Bafatá, o Benfica empatou com a equipa da casa, o Sporting Clube de Bafatá, a zero bolas, um resultado que lhe permitiu conquistar a competição.

Foi uma partida com muito público no campo Inum Embaló e equilibrada durante os 90 minutos, com disputa de bola no meio campo, segundo os relatos da imprensa desportiva nacional. Ambas as equipas tiveram chances de fazer golos, mas os guarda-redes foram imperiais nos lances.

Os encarnados orientados por Romualdo José da Silva, “Aldo”, que foi jogador das Águias e agora treinador da equipa, foi uma equipa que apresentou o futebol mais “vistoso” e derrotou quase todos os seus adversários, com exceção do FC Canchungo, o único clube que não perdeu contra o Benfica nesta temporada.

Após perder o título na época passada (2022-2023) para os Lobos de Canchungo, o clube liderado por Wilson Pereira Batista veio para esta temporada determinado para conquistaro título de campeão nacional. Em 29 jogos realizados na Guines-Liga, as Águias venceram 21, empataram 7 e perderam um diante dos Tigres de São Domingos, tornando-se um dos clubes que conquistou mais vitórias e teve o maior número de pontuação esta época desportiva.

O treinador do Benfica, Romualdo José da Silva, “Aldo”, que está a cumprir a segunda época como treinador do Benfica, apenas sofreu a sua primeira derrota na segunda volta, na sua deslocação ao reduto dos Tigres de São Domingos. Uma derrota acabou com o sonho de Aldo de ganhar o campeonato em derrotas.

Mesmo assim, o treinador dos encarnados não baixou os braços e conquistou o título em Bafatá. Com muita euforia, após a conquista do título, o técnico do Benfica não conseguiu conter-se e ficou em lágrimas por alguns instantes e mais tarde tirou um tempinho para parabenizar os jogadores, que foram determinantes neste título nacional.

A formação do FC Canchungo foi a única equipa que tentou lutar “mano a mano” com o Benfica, mas perdeu alguns pontos na segunda volta que lhe comprometeram revalidar o título conquistado na época passada.

Segundo os relatos da imprensa desportiva contactada pela secção desportiva do Jornal O Democrata, o jogo diante do Bafatá foi assistido por vários dirigentes desportivos e um dos destaques foi Npinté, a velha glória do Clube.

Este título do clube masculino encarnado acontece uma semana e meia depois de a equipa feminina ter conquistado também o título nacional, após a vitória frente ao Sporting Clube da Guiné-Bissau, no passado dia 21 de julho, no Estádio Lino Correia.

Para além do Campeonato Nacional, o Benfica está ainda naTaça da Guiné e pode fazer proeza esta época desportiva, se conquistar a Taça Guiné. Na partida das meias-finais disputada no passado dia 27 de julho, o Benfica venceu o Cupelum FC por 3 a 0.

O seu jogador Adulai Jaló vulgo “Jiménez”, é melhor marcador da Guines-Liga com 16 golos. O jovem avançado é um dos jogadores determinantes na conquista do título.

Em entrevista telefónica ao jornal O Democrata após a conquista da Guines-Liga, o treinador do Benfica era um homem alegre e dedicou o título ao Romão dos Santos, antigo treinador do clube, que faleceu no passado mês de março de 2024.

“Foi muito bom vencermos o campeonato. Estamos felizes, mas ao mesmo tempo estamos tristes pela morte do nosso mestre Romão dos Santos, que ficou precisamente no primeiro jogo frente ao Sport Clube de Bafatá na primeira volta e na segunda volta frente a mesma equipa, conseguimos vencer o campeonato”, disse Aldo, que dedicou o título ao antigo treinador.

O técnico enalteceu o contributo de Romão dos Santos e prometeu que o Benfica vai continuar as ideias do antigo treinador para conquistar a Taça da Guiné.

Romão dos Santos faleceu aos 56 anos de idade no Hospital Simão Mendes em Bissau, após sentir-se mal depois do jogodo Benfica diante de Bafatá, em Bissau. Dos Santos, um benquista assumido, começou a treinar em 1997-98 nos juvenis em Portugal. Foi selecionador da Guiné-Bissau para os torneios de CPLP e PALOP, entre 1998-2003.

Em relação às restantes equipas da Guines-Liga, o FC Canchungo, que estava a perseguir o Benfica, perdeu esta quarta-feira diante de Nuno Tristão FC Bula por 1 a 0. A partida foi realizada na cidade de Canchungo.

As quatro equipais que lutam pela manutenção, o Sporting de Bafatá empatou com o Benfica 0 a 0 e fez 27 pontos na tabela classificativa e continua a sonhar a manter-se no convívio dos grandes.

Em Mansoa, o clube local, outro aflito da tabela classificativa, venceu os Tigres de São Domingos por 4 a 0 no seu reduto. Com este resultado, Mansoa tem 27 pontos, ultrapassou o clube de São Domingos na tabela. Os Tigres de São Domingos, que também lutam pela manutenção, mantêm-se com 26 pontos, estando agora no penúltimo lugar da tabela.

No Estádio Lino Correia, o Binar FC regressou aos triunfos e mantém-se na luta pela permanência na Guines-Liga. A formação nortenha, que não vence há vários jogos , derrotou o Flamengo de Pefine por 3 a 2 e conseguiu sacudir a pressão à volta da equipa.

De salientar que Háfia FC Bafatá e o FC Cumura garantiram a subida ao Campeonato Nacional da primeira divisão (Guines-Liga) no último fim de semana nas respectivas séries do Campeonato Nacional da segunda divisão (Guines-Bola) da presente época desportiva 2023-2024.

As duas equipas conseguiram pela primeira vez garantir um lugar na Guines-Liga desde a sua fundação. Em diversas tentativas há vários anos, apenas na temporada 2023-2024 estes dois clubes sediados no interior naGuiné-Bissau alcançaram esta proeza a maior competição de futebol nacional.

A formação de Háfia FC Bafatá foi campeã da série B com 35 pontos, mas em igualdade de pontuação com os Lagartos FC Bambadinca. Contudo, esta equipa sediada em Bafatá beneficiou dos critérios do confronto direto com o clube de Bambadinca.

O FC Cumura, sediado na região de Biombo, arredores de Bissau, foi campeã da série A com 46 pontos na tabela classificativa na penúltima jornada da série A Guines-Bola, numa luta renhida com as equipas de Cupelum FC e a Vitoria Sport Clube Cacheu.

Agora falta marcar um jogo entre as duas equipas vencedoras das respectivas séries para decidir quem será o campeão nacional da segunda liga.

Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário