O líder da Plataforma da Aliança Inclusiva -Terra Ranka, Domingos Simões Pereira, afirmou esta segunda-feira, 07 de agosto de 2023, que o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, já conhece a proposta do nome indicado para primeiro-ministro pela coligação.
“Nos próximos minutos, o Presidente da República vai receber a proposta formal da Plataforma de Aliança Inclusiva – Terra Ranka para a nomeação do Primeiro-ministro”, disse o também presidente do PAIGC na sua declaração aos jornalistas à saída de uma audiência com o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, que está a receber os partidos com assento no Parlamento para debruçar sobre a nomeação do novo Primeiro-ministro na base da indicação da Coligação PAI Terra Ranka vencedor das eleições legislativas de 04 de junho.
O Bureau Político do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) escolheu no sábado por unanimidade, o seu vice-presidente Geraldo João Martins, como o nome proposto para o cargo do primeiro-ministro. Uma proposta aceite pelos restantes quatro partidos que constituem a Coligação, designadamente, a União para a Mudança, o Partido Social Democrata, o Partido da Convergência Democrata e o Movimento Democrático Guineense.
Domingos Simões Pereira disse na sua declaração que o encontro com o Presidente Embaló permitiu o esclarecimento dos procedimentos que devem ser observados, que segundo ele, “é entendimento da presidência para o processo de nomeação do Primeiro-ministro e, consequentemente a formação do governo”.
“O diálogo permitiu os passos que devem ser observados, nos próximos minutos o Presidente da República terá em mão a nota formal. Ele já conhece a proposta do PAI TERRA RANKA e vai receber agora a proposta formal para a nomeação do primeiro-ministro”, contou.
Por: Aguinaldo Ampa
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário