segunda-feira, 21 de agosto de 2023

CITADINOS EXIGEM QUE CMB PROCEDA A REMOÇÃO URGENTE DOS LIXOS

Os citadinos de Bissau exigem que a Câmara Municipal de Bissau (CMB) proceda a remoção urgente dos lixos amontoados nas avenidas e artérias da cidade.

A exigência dos citadinos foi ouvida, hoje, no decurso de uma reportagem da Rádio Sol Mansi (RSM) realizada num dos amontoados de lixo por remover em diferentes pontos principais da cidade de Bissau.

Estas pessoas criticam a CMB pelo fato de estar a proceder cobranças nos diferentes mercados e de estar a abdicar-se das suas tarefas que é de manter a cidade limpa.

“Estes lixos estão há mais de um mês aqui e não foi retirada, nós não moramos aqui mas este lixo incomoda muito e a Camara Municipal de Bissau está a cobrar-nos todos os dias, e não tem solução para tirar lixo neste local”, lamenta uma pessoa.

Uma outra pessoa que vende comida naquele local, disse aos microfones da RSM que não consegue vender porque o lixo incómoda e não dá para comer no local.

“Há muitas moscas no local e já nos avisaram para não deitar lixo aqui”, disse.

Em conversa com a RSM, um dos responsáveis da CMB justifica que a demora na remoção dos lixos tem a ver com a falta de viaturas.

No entanto, em entrevista à RSM, o Diretor do Saneamento Básico da Câmara Municipal de Bissau garantiu para breve a remoção dos lixos incluindo os que se encontram amontoados em frente à Direção-geral de Inspeção da Educação.

Homena Binandé Ferreira garantiu que os trabalhos serão realizados no decurso desta semana, mas adianta que os populares não têm estado a contribuir, pois várias vezes colocam lixos nos lugares inapropriados e fora dos horários estipulados pela edilidade camarária.

“Tiramos lixos varias vezes lá na Direcção Geral de Inspecção Sector Autónimo de Bissau, sempre retiramos lixos, porque lá fazemos um ecoponto de deitar lixo para os moradores de bairro, mas só que divido a avaria de viatura porta-contentor que remove contentores que estão colocados nos diferentes ecopontos suspendemos alguns ecopontos e colocamos um agente de Camara Municipal de Bissau para avisar moradores para não deitar lixo lá”, justifica.

Ele disse que é no período da noite que as pessoas deitam lixo naquela localidade.

Segundo informações que a RSM obteve junto dos comerciantes, a CMB proibiu que o lixo seja colocado nas bermas das estradas passando a ser obrigatório a colocação dos lixos nos sacos, e que depois devem ser deitados nos contentores ou tanques colocados em frente ao Hospital 3 de Agosto.

POPULAÇÃO FECHA RUA PARA EVITAR MAIS ESTRAGOS

Entretanto, uma outra preocupação tem a ver com a travessa que liga o Bairro de Belém à avenida Muhammadu Buhari, que há meses continua fechada, por iniciativa da própria população.

A RSM pode confirmar que a via era utilizada para descarregar frutos nacionais que provinham do interior, mas quer no entanto continua encerrada tornando-se intransitável a estrada e que se apresenta em péssimas condições.

A maioria dos moradores recusou gravar á entrevista, mas um vendedor no local e uma mulher residente do mesmo bairro aclamam pela presença das autoridades competentes e realizam obras de aterro na mesma via.

“Esta rua é comercial, porque passam camiões para descarregar produtos, pedimos ao Estado para nos ajudar com esta rua, porque cada dia está a degradar. Que construam a rua e tragam aterro. Nesta rua passam camiões e as vezes somos obrigados a fugir para não cair em cima de nós, e aqui ficam águas paradas, temos aqui crianças, isso é lamentável”, deploram.

A via de acesso que começa da Igreja Cristo Redentor encontra-se encerrada há já duas semanas, a decisão tomada por iniciativa dos moradores que sustentam a decisão pelo estado avançado de degradação em que a via se encontra já há muitos anos. Segundo os moradores o fato não tem merecido a preocupação das autoridades Camararias, enquanto gestores da cidade e responsáveis pelo ordenamento da cidade.

Por: Bíbia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário