Ganhar umas eleições legislativas não é tarefa fácil, mas o mais difícil ainda é gerir essa vitória e o entendimento entre aliados meus irmãos.
Sobretudo no nosso sistema Hibrid. parlamentar, outra coisa e exercer o poder na base das normas criadas pela lei Primeiro ministro devem continuar fazer o seu papel que e criar condição para que o pais avancem e as expectativas do povo que nele depositou a sua confiança através das urnas.
Muitos dos Guineenses que apoiaram a coligação PAI-terra-ranka e que aspiravam a mudança, o fizeram incondicionalmente e não a espera de qualquer recompensa, pois o que lhe interesse é ver o pais desenvolver-se para que cada um possa trabalhar e ganhar honestamente o seu pão de cada dia.
Há também os eternos candidatos a membros do Governo, alguns até cadastrados, que de certeza vão querer estragar a governação do pai-terra-ranka empurrando-o a tomar medidas inoportunas, não para salvaguardar as conquistas desta revolução, mas para satisfazer os seus caprichos.
O Geraldo J. Martins que é Químico e sabe muito em que as regras devem funcionar, nunca vai cair nessa tentação, e muito menos ceder a qualquer pressão, venha ela donde vier, porque sabe que as legislativas de 04 de junho de 2023 foram ganhas com maioria absoluta pelo PAI terra-ranka, o que significa que vai coabitar com o general umaro sissoco embalo, é vai apoia-lo n âmbito das suas prerrogativas para transformar o país.
Espera-se também do Governo do PAI uma sã colaboração, através de um diálogo construtivo, para evitar constantes desentendimentos que podem levar o General Umaro Sissoco Embalo a fazer o que precisamente muitos gostariam de ver - a demissão do Governo para nomear um Governo de “tchapa tchapa”, em que integrariam lagartos, lagartixas, cobras, ratos e ratazanas.
O Governo do PAI terra-ranka deverá dar provas de sinceridade, competência, ambição, espirito de abertura, para poder merecer do General Umaro Sissoco Embalo o indispensável apoio de que necessita para revolver as montanhas de problemas com que vem debatendo com este Primeiro-ministro que deve ser imediatamente reforçado seu poder.
O PAI terra-ranka deve começar a pensar desde já diagnosticar os nossos recursos naturais, nomeadamente a sua exploração de imediato.
Eu sei que muitos dos ultras não vão gostar desta minha posição, mas isso não me preocupa, pois o que que motiva é de ver a nossa erguer-se no patamar daqueles países que nos rodeiam e mesmo ultrapassa-los porque temos recursos naturais e humanos para operar esse milagre.
Não podemos e nem devemos deixar que o General Umaro Sissoco Embalo, seja empurrado a violar a Constituição da República. Só se pode equacionar a hipótese da demissão do Governo do PAI terra ranka se não deixar de ter maioria parlamentar, mas isso só é verificável no hemiciclo e não no gabinete.
Não pretendo dar nenhuma lição e nem tenho essa competência, mas é meu entendimento de que os dois grandes partidos da oposição, MADEM G15 e o APU PDGB têm de concentrar os seus esforços na fiscalização da ação governativa.
Do que os Guineenses precisam é de uma equipa de gente séria, trabalhadora e incorruptível, para em tempo Record, fazer sonhar de novo o Guineense.
Muitos dos membros deste Governo são competentes, alguns nunca desempenharam cargos ministeriais, mas em pouco tempo conseguiram fazer a diferença, pelo menos nestes aspetos, humildade, competência, capacidade de escuta e de gestão participativa do departamento sob a sua jurisdição.
Neste particular, não posso deixar e me referir a duas individualidades em relação às quais nem tenho a necessidade de pedir autorização, devido ao respeito e consideração que nutro por elas, Dr. Carlos pinto pereira (caia), que foi o advogado de referência da nossa praça, e a Dra. adiato djalo nandigna. Graças a Deus, não sou cego, mudo e muito menos surdo, e sou um cidadão atento e responsável, por isso sei do que falo. Ao me referir a essas duas figuras, não quer isso dizer que não tenha apreço pelos restantes. Longe disso!
Portanto, deixem governar, de acordo com as disposições constitucionais, o General Umaro Sissoco Embalo, que vai dispor de um período de graça muito curto, porque com a sua vivência e experiência acumulada junto de chefes de estado amigos, além dos apoios que irá ter dos ex-chefes de estado, José Mário Vaz, O General Sissoco Embalo não terá por isso direito a erro.
Nessa perspetiva, não devendo levar a que o General Umaro Sissoco Embalo, seja influenciado pelos ultras para fazer asneiras e não concentrar-se no essencial, que é de dar todo o seu apoio ao Governo para se pôr definitivamente termo a esta crise.
! Deus abençoe a Guiné-Bissau!
Por: Yanick Aerton
Sem comentários:
Enviar um comentário