No campo político, o ato de apoiar é voluntário, por isso é que o cidadão, se assim o entender, pode apoiar este, num dado momento, e noutro momento apoiar outro ator ou organização política, na qual se revê. É nessa ótica que nas legislativas do ano 2023 apoiei o meu partido, e nas presidenciais passado de 2019 apoiei sem reservas o candidato do MADEM G15 as presidenciais, General Umaro Sissoco Embaló.
Mas isso não me tira o direito de emitir a minha opinião sobre a gestão do país onde nasci e em que vivo, como exercício de cidadania ativa.
Temos que ter a coragem de reconhecer nas ações do adversário, aquilo que é bom, e criticar o que entendemos não ser conforme aquilo que é de interesse geral, no sentido de ser melhorado e poder assim corresponder às expectativas.
Por isso, não podíamos ficar indiferentes, sem nos pronunciarmos sobre o momento político de pré-sobressalto que se vive na pátria de Cabral.
Este poder protagonizado pelo General Presidente surgiu como resposta a necessidade de mudança reclamada há muito pelo povo, que estava farta do atraso em que o PAIGC, (partido que libertou o país do jugo colonial português, do qual todos nós nos sentimos orgulhosos e com o qual todos nós identificávamos), manteve este país durante anos, situação que se iniciou com a primeira subversão da ordem constitucional, através do golpe de estado perpetrado contra o regime do Presidente Luís Cabral, a 14 de Novembro de 1980.
Não confundamos a celeridade com a precipitação, porque uma coisa não tem nada a ver com a outra. Acelerar um processo político para corrigir o tiro, não significa necessariamente que se esteja a precipitar.
O senhor presidente, tem tudo para fazer o melhor, o povo não vai perdoar se defraudar aquilo que aspiração do povo, que votou no General presidente, reúne os seus camaradas principalmente Bá di povo, Nuno gomes nabiam, e o grande homens leal ao presidente, etc.
Promove o diálogo franco e sério porque pais precisa que os políticos sentarem para encontrar entendimento, que todos nos almejamos ter, como outros povos no mundo.
Momento e de mostrar a maturidade política sem exceção, porque somos todos guineenses a arvore de mesmo tronco.
Viva entendimento nacional
Ami i Guineensi
por: yanick Aerton
Sem comentários:
Enviar um comentário