segunda-feira, 5 de setembro de 2022

DIOCESE DE BISSAU INAUGURA SALA MULTIUSO DRº MANUEL PIMENTA

A Diocese de Bissau de Bissau inaugurou esta segunda-feira a sala multiuso Dr. º Manuel Pimenta do Hospital Pediátrico São José de Bôr (HPSJB), com capacidade para 20 lugares e tem condições para receber, formações presenciais e a distância, videoconferências, reuniões de trabalho e a ocorrências médicas.

Depois do descerramento da placa inaugural, o Bispo de Bissau, Dom José Lampra Cá disse que a intervenção da Igreja Católica deve ser uma intervenção de provocar “profundamente” mudanças positivas, não apenas intervir para intervir, porque “o homem é o centro de interesses”, enfatizando que a caridade não deve ser encarada apenas no sentido de desejar o bem do outro, mas também cultivá-la e trabalhar com o outro para que possa ser feliz.

“Dr.º Manuel Pimenta veio ao país porque tem uma motivação de ajudar o outro por ser seu semelhante. A nossa motivação é sermos úteis uns para os outros”, disse.
José Lampra Cá descreve o gesto de Manuel Pimenta como “uma atitude altruísta”, por escolher não ser feliz sozinho, tendo apelado ao bom uso do hospital e que as iniciativas sejam prolongadas no “tempo e no espaço”.

DIRETOR-GERAL DEFENDE FIM DA MORTALIDADE DAS GRÁVIDAS

No seu discurso, no âmbito da inauguração da sala multiuso do hospital pediátrico São José de Bôr, Jaime Katar, defendeu que é chegada a altura de eliminar as mortalidades das grávidas e crianças menores de cinco anos por causas evitáveis, ou por dificuldades de acesso aos serviços de saúde.

Jaime Katar defendeu igualmente que a gestação de centros de saúde deve ter um plano de recuperação, manutenção e de garantia de funcionalidade permanente dos seus meios de transportes de doentes.

“Essas e mais outras dificuldades não podem ser ultrapassadas sem o envolvimento dos parceiros, do governo, quer nacionais, quer internacionais”, alertou, afirmando que o hospital vai contar com a parceria da Diocese de Bissau na melhoria do sistema de saúde nacional.

O diretor-geral do HPSJB reconheceu que a população guineense tem limitações económicas, tendo defendido que os parcos recursos financeiros que entram nos diferentes serviços devem ser revertidos na melhoria de condições de serviços.

Por: Filomeno Sambú
Foto: FS
Conosaba/odemocratagb.

Sem comentários:

Enviar um comentário