Bissau,15 Set 22(ANG) – O Presidente da Câmara Municipal de Bissau (CMB), disse que vai envidar esforços para a multiplicação de mercados comunitários em diferentes bairros de Bissau.
Fernando Mendes falava hoje no acto da entrega do mercado de Empantcha, bairro periférico de Bissau construído com financiamento do Governo do Japão e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD), em parceria com a ONG ENGEN.
“O mercado de Empantcha irá servir de referência, significa que a Câmara Municipal de Bissau irá envidar esforços de forma a construir mais mercados dessa natureza em diferentes bairros de Bissau”, prometeu.
Para isso, aquele responsável apelou boa conservação e utilização da referida infraestrutura.
Por sua vez, o presidente da Associação dos Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau manifestou a sua satisfação pela entrega do mercado aos moradores de Empantcha.
Aliu Seide apelou aos seus associados para cumprirem os seus deveres pagando as suas contribuições ao Estado neste caso à CMB, para poderem exigir os seus direitos relacionados a necessidade de remoção de lixos e saneamento básico no mercado.
Em nome dos moradores do bairro de Empantcha, Yano Araújo agradeceu à CMB e as entidades financiadoras do projeto, acrescentando que pretendiam um mercado maior, devido a grandeza do bairro.
Araújo pediu a edilidade para construir cacifos nos espaços laterais da feira e ainda pediu que a CMB removesse os lixos produzidos no mercado pelo menos uma vez por semana.
O mercado de Empantcha pode albergar 300 pessoas deste bairro e as de Pluba, bairro vizinho, em que 60 por cento são mulheres e jovens.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário