terça-feira, 20 de setembro de 2022

Forças Armadas/EMGFA reforça capacidade dos motoristas em matéria de Código de Estrada

Bissau, 20 Set 22 (ANG) – O Estado-maior General das Forças Armadas(EMGFA) iniciou hoje e durante três meses uma acção de formação de reforço de capacidade de mais 40 motoristas de diferentes unidades militares em matéria de Código de Estrada, por forma a reduzir os danos registados nas viaturas.

Segundo o responsável de Logística do EMGFA, Mamadu Saliu Baldé, a formação irá decorrer em duas fases, sendo que na primeira fase vão participar 22 elementos e na segunda mais de 30 condutores.

Baldé disse que será administrada pelo instrutor e Director-Geral da Escola de Condução Moderna, Fernando Gomes.

Durante os três meses, os participantes vão abordar quatro categorias de informações de Código de Estrada, nomeadamente sinais de Informação, de Passagem, de Perigo, de Obrigação e de Proibição.

No acto de abertura dos trabalhos, o Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas, Biaguê Na Ntan revelou que a formação é destinada aos soldados rasos e sargentos, avisando que, qualquer oficial que pretende participar da formação tem que assumir as despesas.

Biaguê Na Ntan pediu os formandos a prestarem atenção durante as aulas, por forma a poderem, no futuro, serem os primeiros a cuidarem dos veículos. Na Ntan disse o Estado-maior regista número significativo de danos materiais, principalmente de veículos, e que esta situação não pode continuar.

“Às pessoas que beneficiam desta formação serão atribuídas uma Carta de Condução da categoria de ligeiro amador, ligeiro profissional e pesado profissional”, disse.

Acrescentou que depois da formação cada condutor é responsável por qualquer dano da viatura que conduz.

O Chefe de Estado-maior anunciou na ocasião a realização, em parceria com Estado-maior General das Forças Armadas de Portugal, de uma acção de formação destinada aos mecânicos militares de diferentes unidades, para que possam estar à altura de reparar os veículos avariados.
O chefe da Logística do Estado-maior General das Forças Armadas, Mamadu Saliu Baldé lamentou os danos de viaturas causados pelos condutores, por falta de cuidados na condução .

Fernando Gomes prometeu transmitir o seu conhecimento sobre Código de Estrada e os cuidados que um condutor deve ter com o veículo antes de iniciar a marcha.

“Um condutor deve controlar a água, óleo e pneumáticos do veículo todos os dias de manhã, antes de iniciar a marcha, porque são, entre outros, os elementos que provocam danos no veiculo”, disse.

Ensinou que a falta de água no veiculo provoca o aumento da temperatura do óleo e danos na junta do motor.

Conosaba/ANG/LPG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário