sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Hipócritas.

As seculares, senão, milenares relações múltiplas, entre os povos da Guiné-Bissau e da Guiné Conacri nunca serão postas em causa por uma meia dúzia de aventureiros que, no dia 5 de Setembro de 2021, assaltou o poder em Conacri (GOLPISTAS) pela força das armas, propriedade do povo daqueles pais irmão, tendo na ocasião assassinado, a sangue frio no Palácio da República, os jovens que, pelo juramento prestado solenemente, estavam a defender a Constituição.

Venho através desta mensagem condenar veementemente as declarações que Primeiro-ministro interino da Guiné Conacri, Senhor Gamou, e do suposto porta-voz da Junta Militar, Amara Camara, apelando aos meus concidadãos para manifestarem o seu repúdio perante esse acto de desprezo total para com a figura do Presidente da República.

Muitos de nós devem estar neste momento a regozijar-se com as saídas infelizes desses dois aventureiros, só pelo facto de estarem contra o Presidente Embalo, quando na realidade, como cidadãos que, pela resistência, viram resgatada a sua dignidade, através da heróica Luta de Libertação Nacional, deviam insurgir-se, fazendo barulho, incluindo ir manifestar-se junto à Embaixada da Guiné-Bissau, em sinal de protesto.

Aqui não se trata do cidadão Umaro Sissoco Embaló, mas sim, do Magistrado Suprema da Nação, orgulho nacional, independentemente da forma como chegou ao poder, mas o que é certo, foi proclamado pelos órgãos competentes, vencedor das eleições presidenciais de 2019, e não está a fazer outra coisa que não seja cumprir os seus cinco ano de mandato, representando o povo da Guiné-Bissau, no geral.

Os Guineenses devem continuar solidários, unidos e coesos, como no passado, independentemente das opções políticas de cada um, para que o mundo nos respeite e, assim podermos marcar a nossa presença no concerto das Nações pela positiva.

Que o Presidente da Guiné-Bissau, um pais soberano, seja “lubu ou futcero”, o problema é nosso, e não dos Senhores aventureiros Gamou e Camara, razão pela qual em nenhuma circunstância vamos admitir que seja insultado.

O Presidente Embaló durante o seu percurso de vida jovem conseguiu estabelecer relações de amizade com muitos grandes deste mundo. Se hoje chegou à presidência da república, esses aventureiros pensarem que vai deixar de preservar essas relações, só porque alguém vai pensar isto ou aquilo, estão redondamente enganados.

O Presidente Embaló actua de acordo com a sua consciência, anda com os próprios pés e pensa com a própria cabeça, e não são esses aventureiros que vão condicionar a sua actuação.

Por serem incondicionais do Alpha Condé e cúmplices na cruzada contra tudo que é Peulh ou Fula, esses aventureiros pensam também que o Presidente Embalo é dessa “teoria de complot”, por isso o acusam de manter boas relações com o Cellou Dalein. Igualmente o acusam de ter na sua agenda o apoio sem reservas a esse futuro candidato presidencial.

Cabral não ensinou o seu povo o tribalismo e outros “ismos”, por isso quem pensar que nos pode manchar com essa narrativa está a perder o seu tempo.

Porque é que o Presidente Embaló não podia apoiar o Sidya Touré é outros, ou mesmo Alpha Conde, que foi seu grande amigo na “travessia do deserto”, pelo facto da sua mãe ser uma Malinké/Mandinga? 

Ou será que o Presidente não gostaria que um “seu tio”, porque de acordo com as nossas traduções, esses são mesmo “seus tios”, por serem da mesma etnia que a sua mãe, e serem da idade ou mais do seu pai, fosse eleito Presidente da Republica da Guiné Conacri?

Vendo chegar a pressão cada vez mais forte da CEDEAO e do resto da comunidade internacional, a Junta Militar el Conacri está tao descontrolada que procura argumentos de diversão para continuar a oprimir o povo da Guiné Conacri.
Por isso, deixamos aqui um aviso bem claro, em como da próxima vez, a reacção dos Guineenses far-se-á sentir com o todo o vigor.

Também para os hipócritas que estão partilhar o vídeo insultuosa do lunático de Amara kamara, estão todo identificado porque isso e traição a pátria.

Viva a amizade e a fraternidade eternas entre os povos da Guiné Conacri e da Guiné Bissau!

Deus abençoe os povos desses dois países!

Por: YA.

Sem comentários:

Enviar um comentário