sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Pescas/”Guiné-Bissau volta a emitir certificado que permite exportação do pescado nacional”, diz ministro das Pescas

Bissau,01 Out 21(ANG) – O ministro das Pescas anunciou hoje que a Guiné-Bissau vai voltar a emitir certificado de quitação para a exportação dos seus produtos pesqueiros, que deixou de ter desde o ano 1998, graças ao apoio da União Europeia.

Mário Siano Fambé, em conferencia de imprensa realizada hoje, disse que várias companhias que operam no sector pesqueiro, recusam criar as suas bases na Guiné-Bissau alegando que o país não dispõe de certificado de quitação que lhes permite exportar os pescados para o mercado europeu, a partir de Bissau

“Devido a falta dessa certificação, muitos armadores se optam pela fixação de bases nos países vizinhos, nomeadamente Senegal e Guiné Conacri, para poderem beneficiar desse documento e exportar os produtos. Em muitas sitiuações são os nossos pescados que exportam”, disse.

Segundo Fambé, essa situação tem contribuído, ao longo dos anos, para o empobrecimento dos empresários nacionais porque não conseguem estabelecer parcerias com congéneres de outros países.

Mário Siano Fambé salientou que a garantia de a Guiné-Bissau reunir as condições necessárias para emitir certificado de quitação foi lhe dada pela Embaixadora da União Europeia na Guiné-Bissau, Sónia Neto, durante um encontro que mantiveram na passada terça-feira em Bissau.

O governante informou ainda que, para a materialização da referida promessa, a União Europeia recomendou às autoridades pesqueiras do país alguns trabalhos preliminares, dentre os quais, a adequação do Laboratório Nacional de Pescado às normas mais modernas para emissão de certificado.

“Vamos iniciar já na proxima semana, a acção de requalificação do nosso Laboratório para, de forma paulatina, solicitar a vistoria dos técnicos da União Europeia que virão fazer a sua avaliação, e se saber se está ou não em conformidade para passar a emitir o certificado”, disse.

O ministro das Pescas salientou que essa possibilidade de certificação da qualidade do pescado guineense resultou da recente visita que o Presidente da República Ùmaro Sissoco Embalo efectuou à Bruxelas, no decurso da qual reuniu com os comissários europeus, incluivé com os que estão ligados ao sector das pescas.

Conosaba/ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário