quinta-feira, 28 de outubro de 2021

SOCIEDADE CIVIL AMEAÇA INTENTAR UMA QUEIXA-CRIME CONTRA ESTADO DA GUINÉ-BISSAU


As organizações da sociedade civil ameaçam entrar com uma queixa-crime contra o estado da Guiné-Bissau, junto do tribunal da justiça da CEDEAO, sobre a degradação da situação social e económica do país caracterizada por sucessivas greves.

Ameaça foi deixada, hoje, pela vice-presidente de Rede Nacional das Associações Juvenis da Guiné-Bissau “RENAJ” numa declaração à imprensa.

Adama Balde exorta o Governo no sentido de revogar a requisição civil e apelando ao mesmo para privilegiar o diálogo com as organizações sindicais com vista a pôr fim “definitivamente” às greves.

Adama denúncia a falta de interesse e vontade política do governo em assumir um compromisso que contribua para a existência de uma administração pública funcional.

Balde repudia as “detenções arbitrárias” dos sindicalistas, ocorridas nos dias 22 e 25 de Outubro e apelou a criação de uma comissão para facilitar o diálogo entre o governo e as organizações sindicais.

As organizações da sociedade civil anunciariam a total disponibilidade a adesão de manifestação pacífica convocada pela UNTG para o próximo dia 17 de Novembro de 2021, também exortam os sindicatos para retomarem os serviços mínimos impostas pela lei de liberdade sindical, com vista a assegurar e salvaguardar as vidas humanas nos estabelecimentos hospitalares.

Por: Diana Vaz/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário