quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Jogos de damas: GUINÉ-BISSAU CORRE RISCO DE NÃO PARTICIPAR NO CAMPEONATO AFRICANA

A seleção da modalidade de Damas da Guiné-Bissau corre forte risco de não participar no Campeonato Africano de jogos de Damas, a realizar-se no próximo mês de novembro em Yaounde, Camarões, devido à falta de meios financeiros para a deslocação da caravana de cinco pessoas.

A informação foi transmitida ao Jornal O Democrata esta quarta-feira, 20 de outubro, por um dos atletas nacionais, que faz parte da caravana nacional para este certame africano da modalidade, Gibril Sarr.

“Estamos a deparamo-nos com um problema complicado, uma vez que a Confederação Africana garantiu as refeições e o hotel à nossa delegação, mas até agora não temos bilhetes de passagens e perdiem para os atletas. Fizemos uma solicitação ao executivo, mas ainda não recebemos uma resposta da parte governamental”, disse.

“Compreendemos as dificuldades do país, por isso, resolvemos fazer uma caravana de 5 pessoas, 4 atletas e mais um dirigente da nossa federação e seria muito vergonhoso para a Guiné-Bissau junto da Confederação Africana, não conseguir deslocar os jogadores por falta de bilhetes de passagens para os atletas”, explicou Gibril Sarr.

Segundo explicações de Sarr, cada bilhete custa 800 mil francos CFA. Contudo, não revelou o montante do perdiem para cada membro da delegação da Guiné-Bissau.

Sarr acrescentou que a direção executiva da Federação de Damas da Guiné-Bissau enviou uma carta ao Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos, Florentino Dias, solicitando uma audiência, mas até a data não recebeu uma resposta da parte da instituição governamental.

“Até agora não obtivemos uma resposta para uma audiência com o secretário de Estado da Juventude e Desportos ou o diretor geral dos Desportos, uma situação muito estranha para nós, mas esperamos que esta semana seja crucial para obtermos uma resposta” sublinhou atleta nacional.

Numa altura que faltam poucos dias para o arranque do Campeonato, Sarr chama atenção ao executivo no sentido de criar as mesmas condições para todas as federações desportivas do país.

A competição decorre entre os dias 2 a 9 de novembro e as delegações devem estar um dia antes em Yaounde no dia 1. O convite para participar nesta competição é graças a inédita participação da Guiné-Bissau no mundial online de jogo de damas em 2020.

O país ficou no sexto lugar entre os 29 países que disputaram a competição online da modalidade. A Guiné-Bissau é membro da federação mundial de jogo de damas desde 2017.

Por: Alison Cabral
Foto: AC
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário