terça-feira, 26 de outubro de 2021

Bissau – Igreja quer contribuir para a revisão constitucional

Guiné-Bissau - Padres diocesanos debruçam-se sobre a revisão constitucional e sobre o Directório Catequético.

O clero diocesano da Guiné-Bissau está preocupado com as interpretações contraditórias da Constituição da República e quer dar a sua contribuição para a revisão em curso. Para isso, se reuniu nos dias passados com a Comissão para esse efeito.

Casimiro Jorge Cajucam - Bissau

Reunidos nos dias 21 e 22 deste mês, no Seminário Maior inter-diocesano “Dom Settímio Arturo Ferrazzetta”, os padres diocesanos do país e a Comissão Especializada da Assembleia Nacional Popular para Revisão Constitucional analisaram o projeto de revisão constitucional em curso.

O Coordenador da Associação do Clero Diocesano, Padre Augusto Mutna Tamba, disse que a Igreja católica no país está preocupada com as interpretações contraditórias acerca da Constituição da República, o que é, muitas vezes, fonte de instabilidades nacional.

Por seu lado, Lassana Seide, Presidente da Comissão Eventual da Revisão Constitucional, reconheceu o papel da Igreja católica no país, afiançando que todas as contribuições valiosas vindas dela serão levadas em conta durante o processo.

O Clero diocesano que já criou uma Comissão Técnica, vai nos próximos dias apresentar à Comissão de Revisão Constitucional as suas propostas para essa revisão.

A revisão da Constituição é apontada como via de saída da instabilidade cíclica na Guiné-Bissau. Mas os políticos não se entendem sobre a matéria. De acordo com a atual Constituição, a iniciativa de revisão cabe ao Parlamento e as propostas têm de ser aprovadas por maioria de dois terços dos deputados que constituem a Assembleia Nacional Popular.

Apesar disso, o Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou em agosto de 2020 que a única Constituição que será aplicada no país é aquela que será proposta pela Comissão de Revisão Constitucional, que ele próprio criou.

O Administrador Apostólico da Diocese de Bissau, Dom José Lampra Cá, que presidiu ao ato de enceramento do encontro, sublinhou que o desejo dos padres é ver uma Guiné-Bissau viável.

Para além da questão da revisão constitucional, o encontro do Clero Diocesano da Guiné-Bissau debruçou-se também sobre o Diretório Catequético com o fito de uniformizar e de melhorar a administração e a caminhada catequética nas paróquias.

Conosaba/vaticannews.va/pt/africa/news/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário