domingo, 31 de outubro de 2021

PRESIDENTE SISSOCO TENCIONA CONSTRUIR HOSPITAIS NAS ILHAS PARA REDUZIR MORTALIDADE MATERNO-INFANTIL


O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, prometeu construir hospitais nas ilhas dos Bijagós, afirmando que a Guiné-Bissau é o único país onde ainda as mulheres grávidas continuam a morrer de parto, depois vários anos da independência”.

“Não posso esquecer a população de ilhas e se tivesse dinheiro, compraria um barco. Devem assegurar a boa gestão desta piroga para que no futuro haja mais pirogas, botes e barcos. Como sabem, a Guiné-Bissau está a desenvolver-se pouco a pouco, e o próximo passo será a construção de hospitais nas ilhas, porque é só na Guiné-Bissau onde as mulheres grávidas continuam a morrer de parto, após vários anos da independência”, lamentou.

O Presidente da República falava este sábado, 30 de outubro de 2021, no Porto de Alto Bandim, em Bissau, no ato da entrega de uma piroga às populações das ilhas de setor de Caravela e Caras, região de Bolama Bijagós, no sul da Guiné-Bissau.

O Chefe do Estado prometeu trabalhar com o governo para desenvolver as ilhas do país, porque “possuem as riquezas ambientais e culturais que espelham a Guiné-Bissau ao nível internacional”.

Por seu turno, o governador interino da região de Bolama e Bijagós, Quintino Rodrigues, disse que a população das ilhas de Caravela e Caras, as mais distantes do arquipélago dos Bijagós, nunca teve meios de transportes, por isso “uma das melhores forma de agradecer o Presidente da República é tratar esta piroga como bem comum das duas comunidades”.

Em nome das duas comunidades de Caravela e Caras, Domingos Lopes da Silva recordou que o Presidente da República, para tirar as populações das ilhas do isolamento total , ofereceu aos habitantes dessas ilhas 13,5 milhões de francos CFA para a construção da piroga para transporte de pessoas e cargas.
“Hoje esse sonho tornou-se numa realidade com a entrega da piroga”, notou.

Por: Aguinaldo Ampa
Foto: A.A
Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário