sexta-feira, 29 de outubro de 2021

QUALQUER AUMENTO DE IMPOSTO MEXE COM A VIDA DA POPULAÇÃO, diz Guilherme Monteiro


O professor universitário Guilherme Monteiro afirmou hoje que o governo devia explorar muito bem a decisão do aumento de imposto que considera de ser uma ideia simplesmente de aumento de receitas sem ter em conta o seu impacto na sociedade.

Monteiro que também foi director-geral de Contribuição e Impostos que falava no programa semanal da ordem de contabilistas diz ainda que qualquer aumento de imposto mexe com a vida da população e da economia.

“Qualquer aumento de imposto mexe com a vida de citadinos e de todo país. Ao falar de agentes económicos, sem querer, referem a própria economia do país e muita das vezes o governo só foca nos impactos positivos, ignorando os impactos negativos que recaem sobre os funcionários diariamente”, diz adiantando que a decisão de aplicação desses novos impostos tem simplesmente como propósito aumentar os impostos sem tomar em conta o seu impacto na sociedade.

Por outro lado, o responsável sublinhou que com o aumento dos impostos, aumenta automaticamente preços de bens e serviços que não garante a prosperidade nem do população quanto do país.

“O governo cujo objectivo é o aumento de receitas vê um certo impacto positivo com impacto no produto interno bruto, mas em consequência há impacto negativo na população que não garante a prosperidade de ninguém e nem do país”, sublinhou.

Perante esta situação, Monteiro apontou como solução que o governo abdique desta medida ou simplesmente efectuar a indexação nos salários dos trabalhadores atingidos pelo novo imposto.

Aprovado em dezembro de 2020 pelos deputados, o OGE de 2021 traz impostos da democracia, de audiovisual, de importação sobre materiais de construção, taxa de saneamento e ainda o aumento de impostos profissionais.

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário