terça-feira, 26 de outubro de 2021

Greve Saúde/MADEM-G15 exorta ao governo a prosseguir com negociações com sindicatos do sector


Bissau, 26 Out 21 (ANG) – O Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15) exorta o governo o prosseguimento das negociações com os sindicatos do sector da saúde, mas também a tomada de medidas necessárias que visam o cumprimento das leis em vigor no país contra os grevistas.

A exortação foi feita hoje pelo Secretário-geral do MADEM-G15, Abel da Silva, em jeito de reação à greve no sector da saúde e da educação, há mais de oito meses.

“O governo pagou todas as dívidas existentes”, afirmou Abel da Silva, sustentando que o executivo investiu mais de cinco mil milhões de francos CFA no sector da educação e mais de três mil milhões no pagamento das dívidas sector da saúde .

Abel da Silva acusou aos sindicatos de estarem a actuar na base de “interesses politicos ou estão a ser monitorizados pelos politicos”, porque, segundo diz, não há motivos para sucessivas greves.

Acrescentou que algumas justificações apresentadas pelos sindicalistas são meramente de caracter politico e não de pressão sindical.

Disse que a sua formação politica está triste com o que está a passar no sector da saúde, com perdas de vidas humanas causadas pelos próprios guineenses.

Disse que, por essa razão exorta o governo a proceder com descontos salariais aos grevistas, na base da lei, e instauração de processos disciplinares contra aqueles que excederam o número de faltas permitidas pela Lei Geral de Trabalho.

O Secretário-geral do MADEM-G15 aconselha ao Executivo a respeitar a liberdade sindical, mas também que deve tomar medidas para pôr cobro à essa situação, sustentando que a lei ressalva o direito a aplicação de alguns mecanismos para dar resposta a situação de gênero.

O politico recomenda aos trabalhadores a voltarem aos seus respetivos postos de serviço e continuarem com as negociações para se encontrar soluções para os problemas, em vez de prosseguirem com atitudes como se fossem politicos.

O Madem G-15 é o principal partido na coligação que suporta o actual governo, e é a segunda maior força política do país .

Conosaba/ANG/LPG/ÂC/SG

Sem comentários:

Enviar um comentário