quinta-feira, 28 de outubro de 2021

A Embaixadora da UE e a Chefe de Cooperação, reuniram com S.Exa. o Ministro da Defesa e Combatentes da Liberdade da Pátria

A Embaixadora da UE e a Chefe de Cooperação, reuniram com S.Exa. o Ministro da Defesa e Combatentes da Liberdade da Pátria, a fim de analisar as possibilidades de reforço da cooperação em matéria de Segurança Marítima da Zona Económica Exclusiva da República da Guiné-Bissau.

Várias são as atividades de cooperação já curso e que visam contribuir para garantir a defesa e integridade territorial do país.

Reforçar a monitorização, controlo e fiscalização marítimas é uma prioridade com vista à segurança alimentar da população, a uma exploração dos recursos naturais bio economicamente sustentável, à adoção de um quadro legal para eliminação da pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, à intensificação da cooperação regional, entre outras.

Tratando-se de matérias de abordagem multidimensional, registamos os avanços alcançados nos trabalhos que pressupõem a institucionalização partilhada de responsabilidades neste Sector.

A Embaixadora, Sónia Neto, frisou a importância da coordenação dos trabalhos de cooperação nacional e regional no domínio da Segurança Marítima. Referiu ainda que o reforço institucional continuado, assim como formações e troca de experiências entre parceiros é condição para prevenir as atividades ilícitas, promover o desenvolvimento sustentável marítimo, incrementar a geração de emprego e de rendimentos neste país de vocação marítima.

Conosaba/https://www.mademg15.org/noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário