segunda-feira, 5 de agosto de 2024

ESTÁ EM CURSO NA CAPITAL GUINEENSE A CAMPANHA DA ARBORIZAÇÃO DAS AVENIDAS





A União Europeia (UE) saudou, este sábado, o início da campanha de arborização da cidade de Bissau, iniciada na avenida João Bernardo “Nino” Vieira, pela Câmara Municipal de Bissau.

“A União Europeia saúda com grande expectativa esta importante iniciativa que hoje (03-08) começa”, diz o chefe da delegação da União Europeu na Guiné-Bissau, Artis Bertulis, ao discursar na cerimónia que simboliza o início da campanha de arborização de Bissau.

A iniciativa segundo adiantou na segunda-feira passada, o secretário-geral da Câmara Municipal de Bissau, Joviano Landim, em entrevista à Rádio Sol Mansi, é plantar mil árvores em diferentes avenidas e artérias da capital, para fazer face a má qualidade de ar que os citadinos respiram, devido ao aumento dos fumos libertados pelos veículos.

O início da campanha contou igualmente com a presença da representante residente Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e demais outros parceiros nacionais e internacionais.

Segundo o responsável do bloco europeu na Guiné-Bissau, Artis Bertulis, "a ação da Câmara Municipal de Bissau reflete as preocupações e a importância de ter uma cidade sã e habitada para todos. Os benefícios associados à arborização numa cidade como a Bissau são inúmeros, além de uma melhor biodiversidade e dos efeitos positivos na saúde mental dos cidadãos e na promoção do turismo, a arborização também ajuda a regular as temperaturas exteriores. Recentemente, trezentas cidades Europeias demonstraram que as zonas arborizadas podem baixar até 12 graus da temperatura exteriores, sem dúvida uma grande vantagem para aquém face aos meses de maio e setembro na Guiné-Bissau”.

No entanto, o presidente da Câmara Municipal de Bissau, José Medina Lobato, assegurou que a iniciativa vai abranger as outras artérias de Bissau, e solicita o engajamento de todos os citadinos da capital.

“Começamos com esta avenida que é o primeiro espaço quando você entra na capital, para vermos efectivamente dar aquela requalificação, iniciamos com a plantação das palmeiras e depois vamos colocar os pisos e estou seguro que isso vai acontecer para aprovar que é possível mudar a vista da nossa cidade, não adiar nunca mas, nunca mas não, isso é possível mesmo com fraco meios mas, com a boa vontade, engajamento e participação de todos, Bissau pode dar o salto qualitativo para a melhoria da qualidade de vida e da imagem de Bissau”.

A iniciativa também é elogiada pelo presidente da Federação dos Moradores da Cidade de Bissau, Mutaro da Silva.

“Ficamos muito contentes e felizes com esta iniciativa, vai ajudar na situação do problema das alterações climáticas que é uma situação mundial. Este vai ajudar a cidade de Bissau, que agora tem um terço da população guineense é preciso que sejam plantadas mais árvores e, nós moradores devemos cuidar destas árvores”.

A Guiné-Bissau já sente os impactos das alterações climáticas como a subida do nível do mar, a erosão costeira e a perda de habitat como outros países da zona subsaariana.

Segundo estudos científicos, a arborização urbana proporciona diversos benefícios para uma boa qualidade ambiental e de saúde das pessoas: melhoram a qualidade do ar, devido à captura de CO2 da atmosfera, por meio da fotossínteses e produção de oxigénio, para a sobrevivência dos seres vivos; retêm material particulado, purificando o ar e auxiliam na diminuição da temperatura, pois, absorvem os raios solares.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário