sexta-feira, 1 de março de 2024

Com a aprovação do novo Estatuto de Emigrante, eu podia dizer com toda a petulância " JÁ CUMPRI A MINHA MISSÃO, ENQUANTO SECRETÁRIO DE ESTADO DAS COMUNIDADES ", mas priorizo vos dizer:

 

- CUMPRI A ETAPA MAIS IMPORTANTE DA MINHA MISSÃO, ENQUANTO SECRETÁRIO DE ESTADO DAS COMUNIDADES.
Doravante, todo o trabalho é um bônus para acrescentar a esta grande conquista.
Sonhei alto, mas hoje é uma realidade.
Quando iniciamos esta caminha, no primeiro encontro recordo do cepticismo que reinava na sala, quando me apresentaram a Orgânica do Governo, mas que por decisão dos anteriores Ministros, tendo em conta a dinâmica e a estratégia dos seus trabalhos, não estava a ser respeitada a Orgânica.
Toda a minha equipa era unânime, de que, se fosse respeitada a Orgânica do Governo, seria um instrumento valioso para a Secretaria de Estado, mas que não acreditavam se seria fácil fazer cumprir a Orgânica do Governo, por força do interesse de totelar algumas pastas.
Desde o início que testemunhei a toda a minha equipa, da qualidade do Ministro dos Negócios Estrangeiros, e que o rigor, a legalidade e o patriotismo são qualidades que reconheço à sua excelência Dr. Carlos Pinto Pereira e que sendo assim, ele nos apoiará na retoma do cumprimento da Orgânica do Governo aprovada no parlamento.
Apesar das minhas palavras, a minha equipa, continuou pessimista, recomendando-me para não começar a caminha por esta via.
Dias depois, após encontro com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e as reuniões do Conselho Directivo, reunindo novamente com a minha equipa, lhes informei:
- Ministro kuma, apartir di aós, Orgânica di Governo kuna vigora.
Com a mesma determinação peguei no Novo Estatuto de Emigrante, mas com uma carga motivacional extra, pela minha ligação com a diáspora.
Tomei este desafio de forma muito pessoal, pois eu conheço muitíssimo bem o sacrifício dos Emigrante.
E tinha a consciência que isto seria uma marca histórica na política guineense, pois entre várias vantagens este Novo Estatuto do Emigrante irá permitir:
. Reduzir o encargo no despacho das viaturas.
. Apoiar o Emigrante no regresso à Guiné-Bissau
. Redução na alfândega para despachar material de construção, eletrodomésticos, bens alimentares.
. Apoio na criação de empresas
Entre vários outros benefícios.
Confesso que estou extremamente feliz, realizado e ansioso para dizer aos Emigrante, que de hoje em diante, " KANSÉRA NA RAPATI".
Todos sentem as emoções que estão expressas nestas letras, mas peemitam-me recuperar um pouco a consciência para agradecer à sua excelência Presidente da República General Umaro Sissoco Embalo pela oportunidade de servir este povo, agradecer ao Coordenador do MADEM-G15 prestigiado Braima Camara pela confiança depositada em mim, ao Ministro dos Negócios Estrangeiros ilustre Carlos Pinto Pereira pelo seu ostensivo apoio, e por último, e não menos importante, a toda a minha brilhante equipa, Director Geral Gaio Gomes, Chefe de Gabinete Carlota, Assessor Jurídico Augusto, Assessor político Emanuel, Assessor de Informação Bacar, Conselheiro Braima, Secretária, pelo vosso profissionalismo e dedicação empregue neste trabalho.
Obrigado, vamos buscar os bónus.

Sem comentários:

Enviar um comentário