Bissau,10 Ago 23(ANG) – O Secretário-geral da Associação Nacional de Consumidores de Bens e Serviços(Acobes), considera de “desumanas”, as condições em que se encontra a Paragem Central para transportes mistos, de Bissau.
Em declarações à imprensa no final da visita que efetuado hoje as diferentes terminais de transportes da Bissau, Bambo Sanhá disse que constatou que a paragem central de Bissau só dispõe de uma única casa de banho, mas em precárias condições higiênicas, e que constituem uma ameaça à saúde dos seus utentes.
Aquele responsável acrescentou que a paragem não tem água potável nem espaços condignos que protejam os passageiros de Sol e chuva, quando precisam de esperar os transportes de viagem.
Sanhá disse que a paragem está rodeada de bares onde se confeciona comidas para os utentes por isso deve ser dotada de meios de saneamento básicos, indispensáveis para o atendimento público.
“Para nós, isso não é uma paragem tendo em conta que é um espaço improvisado para atenuar as carências de pessoas nas suas deslocações para as diferentes localidades do país, mas nunca chegou de ser melhorado para, de facto, dispor de requisitos necessários para funcionar como uma paragem”, acrescentou.
O Secretário-geral da Acobes, adverte as autoridades competentes de que, da mesma forma que estão empenhados para a dignificação do aeroporto de Bissau devem também demonstrar o mesmo desempenho para melhorar as condições da Paragem Central, tendo em conta que representa um cartão de visita de qualquer cidade.
“As pessoas que utilizam as paragens para as suas viagens merecem melhores tratos tendo em conta que são elas que suportam os custos das suas deslocações”, lamentou.
Bambo Sanhá informou que têm conhecimento através da Direção Geral de Viação de que uma empresa francesa manifestou o interesse de construir uma paragem moderna nos arredores de Bissau, mas que devido a questões ligadas a concessão de terreno esse interesse não passou disso.
Conosaba/ANG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário