segunda-feira, 24 de maio de 2021

PR SISSOCO AFIRMA QUE O PAÍS ESTÁ EM TEMPO DE PAZ E OS POLÍCIAS SÃO FUNDAMENTAIS NA REGULAÇÃO DA SOCIEDADE

 

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou este sábado, 22 de maio de 2021, que a Guiné-Bissau está em tempo de paz, durante a qual os agentes policiais são investidos da missão mais fundamental na regulação da sociedade.

Sissoco Embaló falava na cerimónia de inauguração do Centro de Comando e Controlo da Polícia de Ordem Pública sito no Comissariado em Bissau. Embaló disse que ficou muito feliz em ver a sala de monitorização que cobre a capital Bissau até Safim em termos de câmaras de vigilância, como forma de garantir a segurança  a todos os cidadãos.

O Chefe de Estado lembrou que o papel dos agentes policiais é proteger todos os cidadãos, sem usar violência. Mas defendeu que um bom cidadão não deve discutir com polícias, muito menos falar mal com eles. Sissoco Embaló lembrou que os agentes da força e Segurança estarão em condições de identificar malfeitores e assaltantes que no passado não deixavam os cidadãos tranquilos nas suas casas.

“Esteve de visita no país, o Presidente Português Marcelo Rebelo de Sousa que não representou apenas Portugal, mas sim os 27 países da União Europeia, hoje  regressou o Presidente de São Tomé e Príncipe que também esteve no país numa visita oficial e já na segunda-feira 24 do mês em curso, chega o presidente do Congo (RDC) que também é presidente em exercício da União Africana que irá representar os 53 países, portanto a Guiné-Bissau não vai parar com essa caminhada”, sublinhou.

Umaro Sissoco Embaló, anunciou que neste momento estão a trabalhar com o governo para instalar sedes da Polícia Judiciária em todas as regiões e setores do país, o mais tardar até final do ano.

Por seu lado, o ministro de Estado e do Interior, Botche Candé, disse que o Ministério do Interior nunca teve materiais de trabalho como neste momento do mandato de Sissoco Embaló. Lembrou que o Chefe de Estado ofereceu ao Ministério 10 viaturas para patrulhamento, depois reforçou mais 18 viaturas que foram distribuídas para todas as regiões para garantir segurança à população pelo que o sente-se muito grato pelo gesto de Sua Excelência Presidente da República.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: A.A

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário