terça-feira, 25 de maio de 2021

Domingos Simões Pereira: “RESPONSABILIDADE DO PAIGC É FAZER COINCIDIR A SUA IDEOLOGIA COM AS ASPIRAÇÕES DO POVO”

O Presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, afirmou que uma das maiores responsabilidades do seu partido é fazer coincidir a sua ideologia política com aquilo que é a aspiração do seu povo. Simões Pereira fez essa afirmação no domingo passado, 23 de maio de 2021, no encerramento das primeiras jornadas técnicas realizadas pela Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC), no espaço cultural Gardete, arredores de Cumura, setor de Prábis, região de Biombo. 

 O líder do PAIGC sublinhou que para as  outras formações políticas e organizações, “com todo o respeito que tenho por essas formações políticas e organizações, o evento da democracia alterou o paradigma  do exercício político, porque a ideologia, os princípios e os valores deixaram de fazer sentido. Por isso pedem ao PAIGC para ser pragmático e depois traduzem esse pragmatismo nessa determinação de ganhar, ganhar a qualquer preço”.   

“Outros partidos podem ter essa liberdade, mas o PAIGC não a tem, porque a tem a responsabilidade de fazer coincidir a sua ideologia com aquilo que é a aspiração do seu povo”, referiu Simões Pereira.  

O presidente do PAIGC enfatizou o tempo disponibilizado, a capacidade e a competência demonstradas pelos jovens oriundos de diferentes pontos  do país para refletir, de forma profunda, sobre vários temas, mas com um pano de fundo sobre qual o papel dos jovens no processo de reconstrução nacional. 

Simões Pereira felicitou a juventude do PAIGC pela pluralidade e profundidade dos temas que foram debatidos durante três dias. O líder do PAIGC aconselha, por isso, a juventude dos libertadores a tornar público todas as apresentações feitas, porque “são necessárias para a nossa sociedade”. Disse não ter dúvidas nenhumas que a juventude sai, depois das jornadas técnicas encerradas no domingo, mais preparada, mobilizada, esclarecida e ideologicamente mais forte e em condições de defender não só aquilo são as ideologias e os princípios, como também aquilo que é a aspiração  e a vontade do povo e da juventude guineense.

Dirigindo-se à juventude do seu partido, Domingos Simões Pereira recorreu à filosofia para trazer pequeno historial que ilustra por que razão Sócrates, filósofo grego, foi julgado e condenado.

“Exemplo de Sócrates é muito pertinente para o momento que vivemos. Quando o Sócrates foi condenado à morte, deram-lhe duas opções: uma primeira opção  era aceitar que lhe contassem a língua para que não continuasse a deturpar a mente dos jovens e a outra era que ele fugisse da cidade para que não fosse executado, já que a sentença era de morte. Sócrates deixou-lhes um legado extraordinário   de que todos aqueles que querem fazer o caminho do aprendizado e caminho da cidadania ativa tem que se submeter a sentença que foi proferida, porque ” se as pessoas boas não aceitam as leis más como é que as más vão aceitar as leis boas?”

Enfatizou que por isso é que o PAIGC tem apostado na aprendizagem da sua juventude, porque as jornadas técnicas são o caminho necessário a ser feito para acordar a sociedade guineense, obrigá-la a questionar sempre e a encontrar próprias soluções para os problemas que enfrenta ou que tem que enfrentar.

Neste sentido, chama a responsabilidade da juventude guineense sobre os desafios que tem pela frente, porque “quem prova ser capaz de fazer, assume a responsabilidade de fazer mais e melhor”, tendo anunciado que depois dessas primeiras jornadas, o partido vai realizar a segunda jornada da universidade aberta da Organização de Quadros do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (CONQUATSA). 

Domingos Simões Pereira incentivou, por isso, todos os quadros técnicos do partido a empenharem-se fortemente para que depois da segunda universidade aberta resultem teses que deverão animar vários congressos do partido, nomeadamente, o congresso da JAAC, da União Democrática das Mulheres Guineense (UDEMU), a reunião dos Veteranos do PAIGC, a Conferência dos Quadros do Partido e o congresso do PAIGC.

Por: Filomeno Sambú

Foto: F.S

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário