quinta-feira, 27 de maio de 2021

Central sindical da Guiné-Bissau entrega novo pré-aviso de greve para a função pública

Foto/arquivo
Bissau, 27 mai 2021 (Lusa) - A União Nacional dos Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG) entregou ao Governo um novo pré-aviso de greve da função pública para o mês de junho, disse hoje o secretário-geral da central sindical, Júlio Mendonça.

A UNTG tem convocado, desde dezembro, ondas de greves gerais na função pública, entre outras reivindicações, para exigir do Governo a exoneração de funcionários contratados sem concurso público, melhoria de condições laborais e o aumento do salário mínimo dos atuais 50.000 francos cfa (76 euros) para o dobro.

O Ministério das Finanças da Guiné-Bissau anunciou, a semana passada, que condicionou o pagamento de salários de funcionários de vários ministérios à justificação de falta devido à greve, que está a afetar a função pública desde dezembro.

"Agora complicou-se, porque passamos também a exigir o pagamento de todos os salários em atraso devidos aos funcionários públicos", afirmou o secretário-geral da UNTG, salientando que em 2003, por exemplo, estiveram sem receber durante nove meses.

Segundo Júlio Mendonça, na adenda ao memorando de entendimento, assinada em março de 2020, com o Governo está acordado o "pagamento dessas dívidas faseadamente e que nunca foram pagas".

O pré-aviso de greve compreende o período entre 01 e 20 de junho.

Conosaba/Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário