Bissau, 28 Mai 21 (ANG) – O novo vice-presidente do Supremo Tribunal da Justiça e do Conselho Superior da Magistratura Lima António André prometeu defender a independência do poder judicial das interferências do poder político e uma justiça igual para todos.
A promessa de Lima António André foi tornada pública hoje, durante a cerimónia de receção do gabinete de trabalho das mãos do seu antecessor, Rui Nené.
Lima André prometeu fazer tudo o que estiver ao seu alcance na defesa da independência do poder judicial e melhorar o funcionamento dos tribunais para que o povo volte a confiar no sistema judicial.
António André disse ter a consciência clara sobre os trabalhos, as dificuldades que lhe esperam pela frente, mas mesmo assim promete resolvê-los paulatinamente em função dos meios disponíveis.
“Vamos resolver os problemas que estão ao nosso alcance ou aqueles que dependem de nós e aqueles que dependeram de outras instituições da soberania, vamos debater com os seus responsáveis para resolvê-los, de modo a tornar o poder judicial mais eficiente e com trabalho satisfatório", garantiu o novo vice-presidente Lima André.
Por sua vez, o vice-presidente cessante Rui Nené desejou bom desempenho ao seu sucessor, e diz que o Supremo Tribunal exige muito esforço para sua dignidade.
Segundo Rui Nene existe muita interferência no poder judicial, razão pela qual exorta o novo vice-presidente a lutar, afincadamente, contra a interferência do poder politico na justiça guineense.
“ Nós como magistrado que somos, temos que fazer esforço para que o poder judicial seja, de facto, autónomo e independente, funcionado na base de interdependência entre os órgãos da soberania.
Rui Nené manifestou a sua disponibilidade de colaborar e apoiar no que for necessário.
Conosaba/ANG/LPG/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário