sexta-feira, 28 de maio de 2021

«Hummm, Menhér Menhér na terra?» Quadros do Madem-G15 exigem que partido deixe aliança no Governo na Guiné-Bissau





Bissau, 28 mai 2021 (Lusa) - Os quadros técnicos do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15) exigiram hoje que o partido abandone a aliança no Governo na Guiné-Bissau, e deram um prazo de 72 horas.

"Pedimos ao coordenador nacional para sair desta aliança. Damos um prazo de 72 horas para convocar os órgãos do partidos e tomar uma decisão sobre a manutenção do partido nessa aliança, onde estamos a sufocar, porque ninguém nos valoriza e respeita", afirmou, em conferência de imprensa, Aliu Cassamá, secretário-nacional dos quadros técnicos do Madem-G15.

Aliu Cassamá justificou a exigência, alegando que o Madem-G15 tem estado a perder espaço enquanto partido que "sustenta a Assembleia Nacional Popular, que sustenta a maioria parlamentar".

"Entendemos que estamos a perder aos poucos o espaço que temos na nossa aliança", referindo-se à aliança governamental, que inclui também o Partido de Renovação Social (PRS) e a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), liderado pelo atual primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam.

Aliu Cassamá disse que o Madem-G15 aceitou o número de pastas atribuído na sequência do acordo assinado com os atuais parceiros em "nome da estabilidade nacional e paz social".

"Sempre fomos orientados pelo coordenador nacional [Braima Camará] que, pela paz e estabilidade, o Madem-G15 devia aceitar todo o tipo de sacrifícios", disse.

Mas, salientou, o que temos vindo a assistir "ultimamente é que os representantes do partido no Governo estão a perder espaço e protagonismo, na qualidade de maior partido que sustenta o Governo".

"O Madem-G15 perdeu pastas em nome da estabilidade e da coesão nacional", afirmou, referindo-se à última remodelação governamental.

"As pessoas estão a abusar da passividade e bom senso do coordenador nacional do Madem-G15 pela forma como ele tem sido fiel ao acordo", acrescentou.

O Madem-G15, segundo partido mais votado nas legislativas de 2019, apoiou a candidatura de Umaro Sissoco Embaló às eleições presidenciais, realizadas no mesmo ano.

Após a sua tomada de posse, Umaro Sissoco Embaló demitiu o Governo liderado pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e formou um outro, composto por elementos do Madem-G15, PRS e APU-PDGB.

Em abril, o Presidente guineense promulgou uma remodelação governamental, proposta pelo primeiro-ministro, na qual o Madem-G15 perdeu pastas.

O Madem-G15 também tem perdido quadros ao nível das direções de vários departamentos ministeriais, a última das quais na INACEP (Imprensa Nacional) com a exoneração do seu diretor-geral, Bamba Banjai.


MOVIMENTO DOS QUADROS TÉCNICOS EXIGE RETIRADA DO MADEM G15 NA COLIGAÇÃO COM O ACTUAL EXECUTIVO

O Movimento dos Quadros Técnicos Superiores do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15) propõe o coordenador nacional a retirar da aliança da base de governação do executivo liderado por Nuno Gomes Nabiam.

A posição foi anunciada, hoje, em conferência de imprensa realizada na sede nacional do movimento, em Bissau, dia depois do conselho de ministros ter nomeado Paulino Mendes como director-geral de INACEP, substituindo assim no cargo, Bamba Banjai, dirigente e responsável do Movimento dos Quadros Técnicos Superior do Madem.

De acordo com o secretário nacional do movimento, Aliu Cassama, o coordenador nacional do Madem-G15 tem 72 horas para convocar o órgão do partido para decidirem sobre a actual aliança, caso contrário, haverá consequência nas próximas eleições.

Já o responsável do movimento dos quadros técnicos superior do Madem-G15, José António Té, o que esta a acontecer é o resultado da formação do atual governo em que o Madem não assumiu o protagonismo do executivo

Para o movimento, várias decisões foram tomadas no executivo sem consultar o coordenador ou direcção superior do partido, mencionando casos das exonerações de alguns dirigentes do governo e das direcções gerais, o que, para eles, deixa o movimento dos quadros com muita mágoa.

Por: Braima Sigá/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário