segunda-feira, 31 de maio de 2021

Cooperação bilateral: BISSAU E OUAGADOUGOU REUNEM COMISSÃO MISTA PARA EXPLORAR POTENCIALIDADES ECONÓMICAS

 

Técnicos dos ministérios dos Negócios Estrangeiros guineense e burkinabe iniciaram esta segunda-feira, 31 de maio de 2021, a reunião da comissão mista de cooperação entre os dois países. Os trabalhos decorrem durante três dias numa das unidades hoteleiras da capital Bissau e visam a criação de um espaço de cooperação que permita a exploração mútua das oportunidades e potencialidades socioeconómicas. 

Presidindo a cerimónia de abertura dos trabalhos, a Secretário de Estado da Cooperação Internacional, Ude Fati, disse na sua intervenção que é urgente o estabelecimento de um modelo de cooperação a médio e longo prazo entre os dois países, capaz de contribuir para a adoção de novas estratégias de cooperação regionais e sub-regionais.

“As duas delegações técnicas vão, durante três dias, debater, de forma abrangente e franca, as grandes linhas de cooperação bilateral traçadas pelos dois governos na perspetiva de encontrar uma posição concertada para a assinatura de acordos nos domínios dos transportes aéreos, pescas, águas e saneamento, desporto, cultura, turismo, agricultura, educação, comércio, indústria e artesanato” referiu a governante, para de seguida, afirmar que a Guiné-Bissau e o Burkina Faso são dois países com enormes potencialidades agrícolas, turísticas e minerais, o que demonstra a diversidade das suas economias e condições propícias para o lançamento das bases para uma cooperação profícua entre as partes.

Para a Embaixadora e diretora geral da cooperação bilateral do ministério burkinabe dos negócios estrangeiros, Olívia Rouamba, a primeira sessão da comissão conjunta de cooperação entre os dois países permitirá lançar as bases para uma cooperação rica, frutuosa, duradoura e promissora. Acrescentou que a reunião deverá definir um programa de cooperação que será capaz de estabelecer excelentes relações de amizade e de cooperação fraterna entre os dois povos.

“Teremos, portanto, a oportunidade de rever as vantagens comparativas de que dispõe cada um dos nossos dois Estados nas áreas de cooperação que acabo de referir, a fim de ajustar os nossos pontos de vista e encontrar as respostas adequadas aos múltiplos desafios aos quais nos referimos. Burkina Faso e Guiné-Bissau têm uma infinidade de potencialidades e oportunidades de cooperação que cabe a nós desenvolver”. 

A embaixadora frisou que ao nível sub-regional e internacional os dois países têm uma convergência de pontos de vista sobre as principais questões do momento, em particular no que concerne à luta contra o terrorismo, o crime organizado transnacional e o desenvolvimento sustentável. 

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: Marcelo Na Ritche

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário