Quatro atletas guineenses tentam no próximo fim de semana, em Caduna, Nigéria, garantir lugar no torneio da categoria do Júnior e Sénior de Atletismo da África Ocidental (Zona-2), na prova zonal de apuramento que permite assegurar vagas em Tóquio.
Trata-se de Seco Camará, Ndjilume Semedo, Jacira Vaz Martins, todos eles inscritos nas provas de 100 metros. O atleta Matchu vai competir na prova de resistência de 500 metros.
Os atletas deixaram a Guiné-Bissau esta quarta-feira, 26 de maio de 2021, com o destino à Nigéria à procura dos seus sonhos.
A informação foi transmitida à Rádio Difusão Nacional (RDN) pelo presidente da Federação de Atletismo do país, Augusto Gomes Dias, após a partida dos atletas.
“Esperamos que os atletas tragam bons resultados para o país, garantido lugares no próximo jogos olímpicos”.
Segundo explicação de Gomes Dias, a caravana nacional é composta por sete elementos, chefiado por Fernando Jorge, e Henrique Horta dos Santos será oficial da competição.
Domingos Correia vai desempenhar a função de treinador dos quatro atletas de atletismo.
A prova vai decorrer nos dias 29 e 30 de Maio, sábado e domingo respetivamente.
A secção desportiva do Jornal O Democrata apurou que a instituição federativa está a trabalhar nos preparativos para participar no Campeonato Africano da modalidade a realizar-se na Argélia em Junho, que vai dar acesso aos Jogos Olímpicos.
De recordar que a Guiné-Bissau tem três atletas qualificados para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e espera aumentar ainda esse número.
Os lutadores Augusto Midana, nove vezes campeão africano e presente nos últimos três Jogos, tendo como melhor resultado o sétimo lugar em Londres2012, e Diamantino Fafé já asseguraram as presenças nas competições de -74kg e -54kg, respetivamente, bem como a judoca Taciana Baldé (-48 kg).
Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, foram protelados, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), para 23 de julho a 8 de agosto de 2021.
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário