sexta-feira, 28 de maio de 2021

Inacep/ Novo Diretor-geral investido nas funções





Bissau, 28 Mai 21 (ANG) – O ministro da Comunicação Social conferiu hoje posse ao novo Diretor-geral da Imprensa Nacional (INACEP), na pessoa de Paulino Mendes que substitui Bambo Banjai.

Fernando Mendonça disse no acto de investidura que a sua nomeação não tem nada a ver com o juízo de valores, mas sim com a dinâmica que o pelouro está a ter.

Mendonça prometeu todo o apoio institucional à nova direção da gráfica pública guineense para poder levar a cabo reformas urgentes e inadiáveis na referida instituição, reconhecendo que anteriores diretores enfrentaram dificuldades nos seus exercícios.

“Vamos colocar os olhos na INACEP porque não é de hoje que houve problemas nessa instituição. Qualquer diretor vai ter a mesma dificuldade que os outros tinham, por isso, o novo responsável deve ser muito criativo”, referiu Mendonça.

Acrescentou que essa criatividade vai obrigar ao governo a decidir que tipo de política quer para esta instituição, sustentando que a mudança profunda da INACEP não se resume apenas na mudança das pessoas.

De acordo com o titular da pasta de Comunicação Social, o mais importante é de o governo decidir o que quer com esta empresa, para se saber se vai ser uma empresa totalmente de capital pública como é o caso até hoje ou se vai abrir para outra situação como a de capital privada, salientando que “esta é uma decisão urgente e necessária”.

Fernando Mendonça sublinhou que é preciso gerir com transparência e competência o pouco que existe na empresa, tendo afirmado que acredita que o novo diretor vai conseguir cumprir com essa exigência.

“Se de fato vamos exigir que haja muita competência e transparência na gestão da INACEP, vamos dar também todo o nosso apoio institucional para que isso aconteça”, disse, tendo prometido combater a corrupção e o nepotismo.

Disse que é normal o movimento do pessoal em qualquer instituição, justificando que o responsável pela nomeação pode acreditar que numa certa pessoa pode-se ter mais resultados, acrescentando que não quer que a empresa continuasse com o excesso de pessoal ou falta de material de trabalho.

“Já basta estas desculpas. Só é ajudada à pessoa sérias caso contrário não. Se queremos acompanhamento de instituições ou de pessoas temos que ter seriedade na nossa pessoa e nos nossos atos”, frisou.

Assistiram a cerimónia de investidura do novo DG da Inacep EP, os Diretores-gerais de órgãos públicos da comunicação Social, nomeadamente da Agência de Notícias da Guiné (ANG), Salvador Gomes, do Jornal Nô Pintcha, Abduramane Djaló e da Rádio Difusão Nacional (RDN), Mamasaliu Sané.

Conosaba/ANG/DMG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário