quarta-feira, 26 de maio de 2021

Discurso de Sua Excelência Garcia Biifa Bedeta, Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica, no Liceu Nacional Kwame Nkrumah, alusivo a comemoração do dia de África.

 

Bissau, 25 de maio de 2021

Excelência Alta Comissária para COVID-19

Excelência Senhor Embaixador da República Popular da China

Excelência Senhor Diretor do Liceu Nacional Kwame Nkrumah, Idriça Cassamá;

Saudação especial ao representante de Associação dos filhos de Gana

À Senhora representante da Empresa de Telecomunicação, MTN

Ilustres professores;

Prezados alunos;

Minhas senhoras e meus senhores.

É uma enorme satisfação e alegria estar aqui em representação do Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior e na qualidade do Secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Científica para comemorarmos juntos o Dia da África, costurando e mantendo uma tradição de diálogo e proximidade cada vez mais estreita entre os povos africanos nesta data tão importante para o continente.

O dia 25 de maio, para além de servir de homenagem aos grandes líderes africanos pelo brilhante papel desempenhado na emancipação dos seus povos e na libertação do continente da exploração colonial em que, Senhor diretor, o patrono do vosso liceu é um dos expoentes máximos a par de Amílcar Cabral e demais outros que lutaram pela liberdade e a dignidade dos povos africanos.

Caros presentes

Permitam-me reconhecer o esforço louvável promovido pelos Estados Africanos na promoção de reformas a nível económico e político, na busca por uma inserção mais dinâmica na ordem política e económica internacional.

Mas, é preciso dar especial ênfase à promoção da cultura, da educação e da investigação científica e ao papel que podem desempenhar as organizações da juventude, de mulheres e os meios de comunicação tradicionais e digitais, na humanização e na promoção da cultura do saber e da valorização do outro.

Aliás, a África precisa, urgentemente, de encontrar soluções sustentáveis para muitos dos graves problemas que ainda vive, como a fome, a miséria, as doenças, o analfabetismo, a corrupção, as desigualdades sociais, o desemprego galopante, que fomentam o tribalismo dividindo os africanos, o que atrasa o harmonioso desenvolvimento dos nossos países e o bem-estar      das populações.

Todavia, nós acreditamos que a solução desses problemas está nas mãos dos próprios africanos, por isso, o dia de hoje, para além das celebrações e alegrias acima referenciadas, deve servir também como o de muitas reflexões:

·         Reflexões sobre a nossa democracia, principalmente dos períodos pós-eleitorais;

·         Reflexões sobre a divisão das nossas riquezas e preservação do bem comum;

·         Reflexões sobre as áreas sociais – educação e a saúde;

·         Reflexões sobre o lugar e o papel da nossa juventude e das nossas mulheres;

·         E reflexões sobre os nossos modos vivendo como africanos.

 

Caros alunos

 

O Governo está ciente e preocupado com a situação de ensino vigente do país, por isso, está a trabalhar no sentido de encontrar soluções possíveis para assegurar o funcionamento normal da educação na Guiné-Bissau.

Para terminar, gostaria de enaltecer mais uma vez, o Senhor Embaixador da República Popular da China, pela sua honrosa presença aqui nesse evento comemorativo e, pelo apoio dado para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

  

Boas comemorações do dia da África 

Muito Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário