segunda-feira, 31 de maio de 2021

Sob pressão: MADEM CONVOCA REUNIÃO DA COMISSÃO PERMANENTE PARA SEGUNDA-FEIRA

 

O Movimento para Alternância Democrática  (MADEM-G15) cedeu à pressão dos quadros técnicos do partido e convocou a comissão permanente, antes do fim do ultimato dado à coordenação do MADEM- G15. Os quadros técnicos exigiram, na última sexta-feira, 27, o partido que abandone a aliança no Governo liderado por Nuno Gomes Nabiam dando 72 horas para o órgão dirigente pronunciar-se.

Soube o jornal O Democrata, através de uma fonte junto do MADEM-G15, que o secretariado nacional convocou, a pedido do coordenador nacional, Braima Camará, os membros da comissão permanente alargada ao presidente do Conselho Diretivo, uma reunião a ter lugar amanhã, segunda- feira, 31 de maio de 2021, na sede nacional do partido.

Os quadros técnicos do MADEM-15 denunciaram que têm estado a perder “espaço”, enquanto partido que sustenta o atual governo e a maioria parlamentar”.

O confidente de O Democrata disse que na reunião de segunda-feira (amanhã), que será realizada às 16h, será analisada a situação política nacional, do estado da coligação governativa e seu impacto sobre as estruturas do MADEM-15.

O confidente disse ainda que as questões levantadas pelos quadros técnicos são legítimas e que as mesmas serão analisadas com ponderação pelos membros da comissão permanente.

Questionado se o MADEM vai mesmo abandonar o governo, o confidente não descarta essa possibilidade. Contudo, deixa claro que cabe à comissão permanente e o conselho nacional decidir sobre a matéria, adiantando que tudo vai depender da reunião de amanhã.

“Caso os membros da comissão permanente entenderem que as questões levantadas podem ser resolvidas entre os partidos da coligação, acho que, no final da reunião, os membros vão recomendar alguma coisa. Caso contrário, pode-se avançar para a convocação da comissão política nacional. Mas, sinceramente, acho que não vamos chegar lá”, disse.

Há muito tempo que o MADEM não se sentia confortável na atual coligação. O desagrado ficou mais acentuado na primeira remodelação governamental, na qual o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, afirmara que era necessário “martelar o MADEM-G15” para a estabilidade governativa.

A recente exoneração em conselho de ministros do coordenador de quadros técnicos do MADEM-G15, Bamba Banjai, do Diretor-Geral  do INACEP, aumentou ainda mais o descontentamento das estruturas do MADEM-G15.

O Madem-G15 é o segundo partido mais votado nas legislativas de 2019, com 27 mandatos, e, no mesmo ano, apoiou a candidatura de Umaro Sissoco Embaló às eleições presidenciais.

Por: Tiago Seide

Conosaba/odemocratagb

Sem comentários:

Enviar um comentário