quarta-feira, 26 de maio de 2021

SECÇÃO DE CASSUMBA E CASSEBESSE COM DIFICULDADE DE ÁGUA POTÁVEL

A População de secção de Cassebesse e Cassumba, ambos sector de Cacine estão preocupados com a falta da água potável. O sector possuía uma população de 15 648 habitantes, sendo que 977 habitantes somente na zona urbana da cidade de Cacine.

Segundo o corresponde da Rádio Sol Mansi no local, os populares percorrem sete a oito quilómetros a procura de água para o consumo.

Alia Camará, de secção de Cassebesse explicou que consomem a mesma água com os animais dado a escassez desse líquido precioso ao consumo humano.
Já em Cassumba, onde existia uma bomba de água, entretanto, já estragada, está sem água principalmente no hospital local o que os obriga a deslocar a 7 ou 8 quilómetros para Berli ou Cabuxanque a procura de água, como explica Lassana Queita que acrescentou que “ votamos nas eleições para ter água, saúde e estrada, mas pelos vistos, os políticos esqueceram disso”.

Aissatu Camará igualmente de Cassumba, visivelmente chateada, criticou os políticos pelo facto de não cumprirem a promessa de instalar bombas de água e estradas, adiantando que “ a água que utilizamos na cozinha não é apropriado ao consumo humano, mas não temos outra alternativa. Ao sairmos a procura de água, as vezes regressamos só a meia-noite e com pouca água”

No centro de saúde, conta ainda Aissatu Camará, cada família é obrigada a levar a água para higienização, principalmente de uma mulher que dê luz no hospital.
Cacine é uma cidade e sector da região administrativa de Tombali, na Guiné-Bissau
A cidade de Cacine está localizada às margens do rio Cacine, mesmo rio que atravessa o sector de leste a oeste, sendo muito importante para suprimento de água potável e fonte de proteínas alimentares. Na altura da cidade, o rio Cacine já está em uma zona estuarina com o oceano Atlântico.

Por: Nautaran Marcos Có/ Jonatan Imbanque/radiosolmansi com Conosaba do Porto

Sem comentários:

Enviar um comentário