sexta-feira, 28 de maio de 2021

Abuja: a Primeira Sessão do ano 2021 do Parlamento da CEDEAO iniciou quinta-feira, 27 de Maio de 2021 em Abuja Capital da República Federativa da Nigéria.

 

A cerimônia de abertura da Sessão foi presidida pelo Chefe de Estado do Gana e Presidente em Exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental nas presenças do Presidente do Parlamento, Sidie Mohamed Tunis, Presidente da Comissão, Jean-Claude Kássi Brou.

Na sua intervenção, o Presidente ganês, Nana Ajudo Addo falou da importância do parlamento comunitário como pilar da integração regional tendo defendido as prerrogativas que este tem para produzir mudanças na sub-região e apelou eleições dos deputados da comunidade através de sufrágio directo e universal.
O chefe de Estado do Gana, olhando depois para as consequências da COVID-19, apelou a reabertura das fronteiras entre países da sub região depois de ter salientado os prejuízos que a doença tem causado nas economias.
Até o dia 12, os deputados comunitários examinarao entre outros assuntos ligados as recomendações da Comissão de CEDEAO relativos a Acta Adicional criando a Autoridade Regional da Concorrência (ARCC/ERC) e analisarão a decisão sobre o Estabelecimento do Comitê de facilitação do comércio regional, a criação da rede de Organizações de Promoção do Comércio, Regulamento com modificação do Estatuto do Conselho de Empresas.
A Guine-Bissau está neste momento a ser representada pelos Deputados Califa Seidi, Caramo Câmara, Gabriela Fernandes e Marceano Indi, com a exceção da Hadja Satu Câmara que por razões não reveladas se ausentou.
Por: Mamadu Cande -TGB
Conosaba/Aliu Cande


Sem comentários:

Enviar um comentário