quinta-feira, 7 de agosto de 2025

MAIS DE 800 ALUNOS ABANDONAM O ANO LETIVO NAS ZONAS RURAIS, DENUNCIA A REDE DE JOVENS DEFENSORES



A Rede de Jovens Defensores e Promotores dos Direitos das Crianças nas Zonas Rurais revelou esta quarta-feira (6), que ao longo do ano letivo 2024 /2025 um total de 800 crianças bandoarem as salas de aulas em diversas comunidades rurais do país.
Os dados foram divulgados durante uma conferência de imprensa realizada em Bissau, no âmbito da campanha contra o abandono escolar nas zonas rurais.
O presidente da Rede, Iacer Quintino Biamo, considerou o presente ano letivo de "negativo”, apontando como principal causa as sucessivas greves protagonizadas pela Frente Social, que segundo ele, comprometeram seriamente a aprendizagem dos alunos.
“Houve falta de colaboração por parte de algumas direções das escolas, durante o nosso inquérito segundo eles, e a divulgação dos dados reais vai manchar a imagem do país ”, lamentou.
A Rede exige o Governo a retomar urgentemente o diálogo com os sindicatos, de modo a evitar novas paralisações no setor educativo.
No que toca aos direitos humanos, Biamo manifestou também a sua preocupação com a morosidade da justiça em responder, às denúncias de abusos contra crianças nas zonas rurais, casos que segundo ele, continuam a ocorrer com frequência e sem responsabilização dos autores.
A organização exige igualmente do governo uma atenção especial para com as crianças das zonas rurais, garantido que os seus direitos a educação proteção e desenvolvimento integral.

RSM: 06/08/2025

Sem comentários:

Enviar um comentário