terça-feira, 29 de abril de 2025

Mark Carney vence no Canadá numa eleição marcada por Donald Trump

O novo primeiro-ministro canadiano, Mark Carney, cumprimenta os seus apoiantes após o seu discurso de vitória em Ottawa. © AP/Justin Tang

Os liberais ganharam ontem a eleição no Canadá. No entanto, o novo primeiro-ministro, Mark Carney, não deverá conseguir chegar à maioria dos eleitos, necessitando concertar posições com os outros partidos, numa altura em que o país está envolvido numa guerra comercial com os Estados Unidos.

Ao país, Mark Carney disse após a sua vitória que o Canadá "nunca deverá esquecer as lições da traição dos Estados Unidos". Foi com este discurso de oposição às pretensões de Donald Trump que os liberais ganharam aos conservadores, não conseguindo, no entanto, chegar à maioria.

Os meios de comunicação canadianos projectam uma vitória para os liberais com 168 deputados - precisam de 172 para ter a maioria -, enquanto os conservadores terão 144 eleitos. A noite de ontem representou ainda uma dura derrota para o terceiro partido canadiano, o NDP, com o seu líder Jagmeet Singh a não conseguir ser eleito. Também o líder do conservadores, que concorria a primeiro-ministro, Pierre Poilievre, perdeu o seu assento.

Foram eleitos como deputados quatro luso-canadianos. Entre eles está Charles Sousa, reeleito em Mississauga–Lakeshore, em Ontario. Para Sousa, está é uma vitória do Canadá e há agora necessidade de "trabalhar em conjunto para resolver os desafios” que o país enfrenta.

"O Canadá precisa de unidade, especialmente para proteger a nossa independência face aos Estados Unidos e para reforçar a nossa economia no mercado global", declarou Charles Sousa, que entre 2013 e 2018 foi ministro das Finanças de Ontário.

Este é o quarto mandato consecutivo para os liberais no Canadá, com Carney a apontar o dedo durante a campanha ao seu antecessor e companheiro de partido, Justin Trudeau, acusando-o de não se ter focado no crescimento da economia do país. Dos 41 milhões de eleitores, cerca de 29 milhões foram na segunda-feira às urnas.

Por: RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário