O Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas apela aos militares guineenses, a se abdicarem de atos que possam comprometer a paz e a tranquilidade do país.
No seu discurso após receber cumprimentos do Novo Ano da parte dos oficiais superiores militares e paramilitares, nas instalações do Estado-maior em Amura, o Chefe das Forças Armadas realçou a necessidade de estabilização do país, e anuncia para este ano 2025, a reestruturação e capacitação das forças de defesa e segurança da Guiné-Bissau.
“Este ano é das forças armadas, ou seja, da defesa e segurança, e de grandes pensamentos não de muitas palavras, mas sim de muito trabalho e reestruturação da nossa força armada”, realçou Na Ntan perante dezenas de oficiais dos diferentes ramos da força de defesa e de segurança.
Nos últimos anos as Forças Armadas têm apostado na formação dos seus quadros no estrangeiro, assim como a nível interno, na Escola de Instrução Militar de Cumeré, tendo recrutado já milhares de jovens nos últimos dois anos.
O General do Exército Biaguê Na Ntan apontou a educação e a saúde como prioridades.
“Quero aqui avisar que todos nós devemos caminhar juntos sem deixar ninguém para trás, vamos caminhar juntos para concorrência”, apontou General sublinhando que este ano é de competição a nível das forças armadas.
Já o Comissário Nacional da Polícia da Ordem Pública, Salvador Soares, realçou a importância da união entre as duas forças de segurança nacional.
“Nós enquanto responsáveis do Ministério do Interior e da Ordem Pública, reconhecemos essa união porque ao longo dos quarenta anos da minha carreira como operacional da polícia de ordem pública constatei muitas situações anómalas que ponham em causa a união dessas duas forças”, concluiu Soares.
As forças de defesa e de segurança apresentaram nesta quinta-feira os cumprimentos de Novo Ano ao Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas numa data que se deu o início da luta armada pela independência nacional.
Por: Ussumane Mané/radiosolmansi com Conosaba do Porto
Sem comentários:
Enviar um comentário