quinta-feira, 4 de abril de 2024

Opinião: NOSSOS GOVERNANTES CARECEM SERIAMENTE DE CONSISTÊNCIA – VEJAM MACKY SALL


Um dos principais problemas que atormenta o mosaico de governação africano é a falta de consistência, mesmo nos países onde já se poderia pensar que tinha sido estabelecida uma cultura sólida de governação. Veja se por exemplo o Senegal.

O Senegal pode facilmente ser classificado como uma raridade na política africana, um país bastante estável onde a democracia parece ter se enraizado desde dos tempos das ditaduras de partido único e/ou militares em muitos outros países africanos durante as primeiras três décadas após a “Independência”.

Depois de ter conquistado uma certa independência da França em 1960 feito a medida por causa das amarras da zona franca imposta pelos franceses quando estavam de “partida?”, o que significou a continuação da servidão económica, que só agora está a ser desafiada por aqueles soldados patriotas no Mali, Níger e Burkina Faso, que estão tentando se desligar de Paris.

Deve ser lembrado que o Senegal foi uma das possessões coloniais francesas que votou “Oui” em 1960, ao mesmo tempo que Ahmed Sekou Toure da Guiné Conacri votou “Não” aos trapaceiros neocoloniais franceses da “Zona Franca”.

O Senegal independente foi deixado nas mãos de Leopold Sedar Senghor, um poeta suave e de fala mansa, que abraçou a filosofia da “Negritude”, traduzida aproximadamente como negritude, emprestada da diáspora das Caraíbas.

Num país fortemente dominado por uma forma particularmente conservadora de Islão Sufista, não foi uma tarefa fácil que Senghor – com uma esposa francesa – tenha sido autorizado a liderar o país durante tantos anos.

Parte da explicação para isto é que Senghor era capaz de se conciliar com os todo-poderosos marabus que dominam, até hoje, as mesquitas e as madrassas senegaleses (instituições que se dedicam ao ensino) . Ao mantê-los amáveis ​​com a generosidade do Estado, ele manteve os Ulema senegaleses (guardiões e experts das leis islâmicas) ao seu lado durante todo o tempo em que esteve no poder.

Até hoje, estas instituições dominam a sociedade senegalesa e muito poucas vozes se levantam para as contrariar ou desafiar, por medo das garras exercidas pelo marabusismo.

Embora o país estivesse firmemente sob a tutela da França e o próprio Senghor fosse um francófilo declarado – após a sua reforma foi viver e morreu em França em 2000 (era membro da academia francesa, como qualquer bom intelectual gaulês que se prese ) – o seu pensamento político aceitou princípios básicos do pluralismo político e permitiu alguma margem de manobra aos partidos oficiais da oposição, entre os quais, e principalmente, Abdoulaye Wade.

Este último, embora oficialmente tolerado por Senghor e protegido pela constituição do país, Wade entrava e saía frequentemente da prisão, muitas vezes alternando em inúmeras ocasiões celas de prisão com assentos ministeriais no Governo, antes de finalmente vencer as eleições presidenciais em 2000. (a alternância).

Esta mente intelectual altamente treinada, que passou metade da sua vida a lutar pelo pluralismo e por um limite aos poderes executivos excessivos e ao número de anos que um presidente pode servir antes de entregar o poder a outra pessoa, foi apanhado na mesma armadilha quando foi presidente. Quando chegou a hora de deixar a presidência, ele na verdade queria concorrer a um terceiro mandato inconstitucional. Ele falhou.

A tentativa de Wade de se opor à constituição, e a sua posterior tentativa de instalar o seu filho, Karim, causou a morte de dezenas de pessoas, mas, finalmente, ele foi derrotado e Macky Sall ganhou a presidência em 2012.

Macky Sall, por sua vez, demonstrou que foi picado pelo mesmo inseto que picou o seu antecessor: ele não queria deixar o poder e, após sua tentativa de permanência ter sido derrotada, optou por permanecer no poder por procuração. Depois de isto também ter falhado, Sall optou por adiar as eleições do país sine die.

Nesse momento parecia que o azar que tem assombrado a governação africana recusava -se a morrer; em vez disso, apenas sofre ataques epilépticos ocasionais – permitindo que raios de esperança democrática atravessem as nuvens escuras da ditadura – e depois levantam novamente a sua cabeça feia.

Com esta manobra Sall encurralou-se a si próprio e ao seu país. Ele tentou obstinadamente desacreditar o seu adversário mais forte, o jovem e incendiário Ousmane Sonko, que conta com um apoio massivo entre os jovens senegaleses.

Sall até orquestrou acusações falsas de corrupção contra ele, mas elas nada conseguiram e a popularidade de Sonko recusava se a diminuir.

Sall planeou a desqualificação deste jovem; este último escolheu um candidato substituto (Bassirou Diomaye Faye) para concorrer contra o candidato ungido de Sall (Amadou Ba); Sall colocou os dois jovens (Sonko e Faye) na prisão, mas, quando foram libertados apenas uma semana antes do dia das eleições, derrotaram o homem de Sall numa vitória esmagadora na primeira volta!

As fortes instituições senegalesas, os intelectuais, a sociedade civil e sobretudo a juventude escolarizada assumiram as suas responsabilidades.

Sall teve finalmente de ceder e aceitar a realidade assustadora de ter de testemunhar a tomada de poder através do que apelido da via revolucionária mas dentro do “quadro constitucional ”, pois de facto de uma revolução se trata.

A vitória de Bassirou Faye é significativa porque ele é o primeiro líder pan-africanista de esquerda que assumirá o cargo com um mandato eleitoral constitucional. Também destaca o avanço silencioso do pan-africanismo de esquerda em África e os seus muitos matizes.

Você pode tirar quantas lições quiser desta história, mas aqui está a minha opinião sobre uma série de dicas;

Primeiro, é bom lutar contra um agressor, mas nunca se deve perder de vista a possibilidade de substituir um agressor por outro.

O que vimos no caso do Senegal é que é demasiado fácil para uma sucessão de agressores passar por portas giratórias, cada um apontando o último como o agressor, enquanto se revezam para fazer a mesma coisa.

Segundo, os jovens homens e mulheres de África estão fartos “até aqui” dos velhos ditames transmitidos pelos que estão no poder, e agora querem que as suas vozes sejam ouvidas. Eles se acostumaram a todas as promessas não cumpridas que lhes foram feitas pelos mais velhos, já não acreditam nessa geração de políticos. Querem uma nova situação em que os rapazes e as moças constituam a força motriz.

Terceiro, arranjos e configurações antigas não se sustentam mais. Estávamos habituados, durante demasiado tempo, a uma sub-região da África Ocidental onde a francofonia dominava e a FranceAfrique decidia tudo em países cujos chefes de estado eram marionetes dos franceses e que recebiam e executavam ordens telegrafadas de Paris.

Esse não é mais o caso. Alguns países da região estão a redesenhar as regras de envolvimento e mostram pouco respeito pelos franceses e pela sua cultura supostamente “superior”: o francês como língua é um meio de comunicação, mas, além disso, torna-se apenas o vernáculo de Molière. Há um novo ar na atmosfera, e acho que é uma brisa de emancipação, mais ou menos.

Testemunhámos o colapso das restrições tradicionais que nos querem fazer acreditar que as ditaduras são aceitáveis, desde que sejam praticadas por governantes “civis”, embora seja claro que os chamados “civis” não podem fazer cumprir os seus mandados, exceto através dos militares e a polícia.

Na verdade, quanto mais me debruço sobre a confusão em que a governação se tornou no continente, mais percebo que, durante as últimas seis décadas, fomos levados a uma série de passeios, e o movimento tem estado numa enorme alegria. Cavalgar sem cavalos.

O mito da “Independência” explodiu há algum tempo, mas o nosso fracasso em ligar a “independência” dos nossos países à liberdade significativa dos nossos povos manteve essa “independência” como algo nebuloso e ilusório. As nossas estruturas, instituições e processos de governação permaneceram firmemente antipopulares e os nossos processos eleitorais apenas nos deram paródias de eleições.

O que ouvimos do Senegal são os rumores sobre os quais gosto de falar, rumores que deveríamos estar atentos e ouvir, porque estão repletos de significado.

É instrutivo que a comunidade regional da África Ocidental, a CEDEAO, tenha suavizado a sua posição relativamente às aquisições militares ( Mali, Burkina e Niger) na região. Esse é o caminho a seguir, porque os rapazes e raparigas militares são também filhos e filhas dos seus países, não menos do que os não-militares, e não há lógica em privá-los dos seus direitos.

O que resta a fazer com os regimes que ainda são chamados de “civis” é desmilitarizar os seus sistemas e processos de governação, tornando-os mais civis.

Por: Jorge Mandinga
04 de Abril de 2024, dia da Independência do Senegal

Conosaba/odemocratagb

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