O Sporting Clube de Bafatá e os Arados dos Nhacra regressaram às vitórias no Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão “Guines-Liga”, prova organizada pela Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF).
Após a conclusão da 18.ª jornada na última segunda-feira, 15 de abril de 2024, as duas equipas que estão nas zonas críticas da tabela classificativa conseguiram alcançar três pontos na luta pela manutenção na Guines-Liga.
Sediada em Bafatá, a segunda capital da Guiné-Bissau, a formação que não vencia desde a saída do treinador do clube, Infamara Dabó “Vando”, há oito jogos consecutivos, sacudiu a pressão à volta da equipa e conseguiu três pontos.
Em partida realizada no campo Inum Embaló, o Sporting Clube de Bafatá foi superior ao FC Pelundo e venceu por 2 a 0, que lhe valeu três pontos preciosos.
Os golos de Bafatá foram apontados por intermédio de Madja Canté e Madja Canté. Segundo os relatos da imprensa local consultados pela secção desportiva do Jornal O Democrata, os dois golos de Bafatá foram apontados na segunda parte.
Com este resultado, Bafatá tem agora 17 pontos, enquanto o FC Pelundo mantém-se com 26, perdendo oportunidade de se aproximar das equipas que estão nos lugares cimeiros.
Os Arados de Nhacra, que na jornada anterior empataram com os Tigres de São Domingos, o clube que fica na zona da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal, conseguiram o triunfo nesta 18.ª jornada que lhe permitiu subir para o décimo lugar.
Os Arados de Nhacra receberam a visita de Nuno Tristão FC Bula e venceram por um tangencial de 1 a 0, que lhe permitiu somar três pontos nesta jornada. Bula soma duas derrotas consecutivas na prova, interrompendo a boa fase da equipa na competição.
Com esta vitória, Nhacra conseguiu igualar-se ao Bula na tabela, ambas têm 21 pontos, numa altura que restam 12 jornadas para o fecho do Campeonato Nacional do país.
Nos restantes jogos da 18.ª jornada, o Sport Bissau e Benfica, orientado por Romualdo José da Silva, “Aldo”, continua a fazer história na Guines-Liga. As Águias continuam a única equipa invicta na competição, após o cumprimento desta jornada.
Em 18 jogos realizados na prova, o Benfica venceu 13 e empatou 5 partidas, o que lhe permitiu estar de forma isolada da tabela classificativa com 44 pontos.
Após a vitória frente o seu eterno rival, o Sporting Clube da Guiné-Bissau, na jornada anterior, o Benfica voltou a somar nesta 18.ª jornada mais três pontos frente ao Flamengo de Pefine, depois da Vitória por 4 a 1, em partida realizada no Estádio Lino Correia em Bissau.
Os golos do Benfica foram apontados por Edmundo Monteiro, que bisou na partida, Amado Indjai e Jean Calmente. O único tento do Flamengo de Pefine foi apontado por intermédio de Ricardinho Lassana Sané.
Pefine, que foi a equipa sensação da Guines-Liga na época passada, quarto lugar, alcançando a sua melhor classificação de sempre nesta prova, está agora no último posto, lutando para garantir a manutenção. O clube sediado no bairro de Pefine continua com 10 pontos.
Em 18 jogos realizados, o Flamengo de Pefine perdeu 10, empatou 7 e conseguiu apenas uma vitória, numa altura em que faltam 12 jogos para o fim da prova.
Em Sonaco, a formação local, que venceu na jornada anterior frente ao Nuno Tristão FC Bula, recebeu a visita dos Portos de Bissau e as duas equipas saíram empatadas a um golo, após os 90 minutos regulamentares.
As duas equipas não souberam aproveitar o empate do FC Cuntum e a derrota do FC Pelundo nesta jornada para se aproximarem dos lugares cimeiros da Guines-Liga.
Os Portos de Bissau, que prometeram muito no início da época desportiva, não têm conseguido pontos que lhes permitam estar nos lugares importantes.
Com este empate, o FC Sonaco e os Portos de Bissau têm 23 pontos cada.
Em Oio, o FC Canchungo, campeão em título, viajou até à cidade de Mansoa e venceu a formação local por 1 a 0, obtendo três pontos na perseguição ao Benfica, tido como o seu direto adversário na luta pelo título nacional.
Esta vitória do FC Canchungo agravou ainda mais a situação do Clube de Futebol os Balantas de Mansoa na sua luta para garantir a manutenção na primeira divisão e permitiu o campeão nacional estar confortável no segundo lugar da tabela classificativa.
Os Balantas de Mansoa, que também perderam na jornada anterior frente ao FC Pelundo, somam duas derrotas seguidas na prova. A formação sediada em Mansoa, que foi uma das equipas que ganhou o Campeonato Nacional, nos últimos anos tem lutado apenas para não descer de divisão.
Com o triunfo em Mansoa, os Lobos de Canchungo continuam a perseguir o líder da tabela classificativa, o Benfica, na luta pelo título nacional. As duas formações estão separadas por 3 pontos. Os Balantas de Mansoa continuam com 13.
Em Bissau, a União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) começou a segunda volta do campeonato nacional com três triunfos consecutivos. Após as vitórias frente ao Flamengo de Pefine e ao Clube Desportivo e Recreativo de Gabú nas jornadas anteriores, a equipa da avenida venceu nesta 18.ª jornada a formação do Binar FC por 4 a 0.
A partida disputada no Lino Correia, casa emprestada pela equipa de Binar, a UDIB, orientado por Bentém Culubali, foi superior ao adversário e conseguiu somar três pontos, isolando-se no terceiro lugar da tabela classificativa da Guines-Liga.
O Binar FC, que é um dos clubes aflitos na tabela classificativa e a braços com uma crise interna decorrente da liderança do clube, soma a quarta derrota consecutiva nesta competição. Os adeptos estão bastante preocupados com a crise de resultados que se instalou no clube.
Em Gabú, o Clube Desportivo e Recreativo de Gabú, voltou a não vencer, depois da derrota frente à UDIB na jornada anterior. Gabú empatou a zero bolas frente ao FC Cuntum, no seu reduto.
Com este empate, Gabú tem 33 pontos e o FC Cuntum faz 25, perdendo a oportunidade de se aproximar do Sporting Clube da Guiné-Bissau e ultrapassar o FC Pelundo, que perdeu nesta jornada.
Em Bissau, a equipa com maior número do campeonatos nacionais na sua história, o Sporting Clube da Guiné-Bissau, regressou ao triunfo nesta 18.ª jornada, após a derrota frente ao seu eterno rival de sempre, o Benfica na jornada anterior.
Os pupilos orientados por um dos melhores treinadores em ativo na Guiné-Bissau, Pedro Dias, venceram os Tigres de São Domingos por 3 a 0, em partida realizada no Lino Correia, no centro da capital do país.
Após as duas derrotas consecutivas, a formação leonina sacudiu a pressão e venceu a formação nortenha que tem lutado com várias equipas para manutenção.
Os Tigres de São Domingos têm os mesmos pontos que o Binar, ambos com 16 pontos na tabela classificativa, e estão à frente dos Balantas de Mansoa e o Flamengo de Pefine.
Resultados completos da 18.ª jornada da Guines-Liga, em jogos disputados disputado nos dias 12, 13, 14 e 16 de abril em Bissau e no interior do país.
Pefine 1 Benfica 4
Sporting 3 São Domingos 0
Mansoa 0 Canchungo 1
Sonaco 1 Portos de Bissau 1
Nhacra 1 Bula 0
Bafatá 2 Pelundo 0
Binar 0 UDIB 4
Gabú 0 Cuntum 0
Classificação da Guines-Liga:
1- Benfica tem 44 pontos,
2 – Canchungo tem 41 pontos,
3 – UDIB tem 33 pontos,
4 – Gabú tem 30 pontos,
5 – Sporting tem 30 pontos,
6 – Pelundo tem 26 pontos,
7 – Cuntum tem 25 pontos,
8 – Sonaco tem 23 pontos,
9 – Portos de Bissau tem 23 pontos,
10 – Nhacra tem 21 pontos,
11 – Bula tem 21 pontos,
12 – Bafatá tem 17 pontos,
13 – Binar tem 16 pontos,
14 – São Domingos com 16 pontos,
15 – Mansoa tem 13 pontos,
16 – Pefine tem 10 pontos.
Por: Alison Cabral
Conosaba/odemocratagb
Sem comentários:
Enviar um comentário