Ilha do Príncipe. © Carina Branco/RFI
A ilha do Príncipe comemora, esta segunda-feira, 29 anos da sua autonomia política e administrativa. Porém, ainda existe um longo caminho a percorrer para alcançar a autonomia financeira.
Volvidas cerca de três décadas, as autoridades regionais reclamam o reforço da autonomia e mesmo a conquista da autonomia financeira.
O Presidente do governo regional, Filipe Nascimento, realça este tipo de autonomia como uma das metas:“Não é justo haver aquilo que pode acabar por ser uma dupla tributação quando a circulação do produto está dentro do país”, declarou.
Filipe Nascimento mencionou também “a grande dificuldade na logística de abastecimento de combustível” e de produtos de primeira necessidade.
Administrativamente, a ilha do Príncipe constitui, desde 29 de Abril de 1995, uma região autónoma, e desde 11 de Julho de 2012 é considerada como Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO. A ilha tem uma área de 142 km² e uma população estimada, em 2012, de 8 000 habitantes. A capital é Santo António-Príncipe.
Por: Maximino Carlos
Conosaba/rfi.fr/pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário