Conselho de Segurança da ONU.Imagem de arquivo. © Mike Segar / Reuters
O Conselho de Segurança da ONU deverá votar, esta quinta ou sexta-feira, a adesão plena da Palestina às Nações Unidas. Os Estados Unidos opõem-se à iniciativa pelo reconhecimento unilateral do Estado da Palestina e, como são membros permanentes do Conselho de Segurança, poderão bloquear a aprovação.
A Palestina tem actualmente o estatuto de “Estado observador não membro” da ONU. Numa sessão histórica, o Conselho de Segurança das Nações Unidas vai votar sobre a adesão da Palestina enquanto membro de pleno direito na ONU. O projecto de resolução, apresentado pela Argélia, "recomenda à Assembleia-Geral que o Estado da Palestina seja admitido como membro das Nações Unidas".
Para passar, o projecto precisa de, pelo menos, nove votos a favor e nenhum veto dos membros permanentes, que são os Estados Unidos da América, Reino Unido, França, Rússia e China. Ora, os Estados Unidos opõem-se à iniciativa pelo reconhecimento unilateral do Estado da Palestina. Por isso, deverão votar contra e bloquear a aprovação. Recorde-se que os Estados Unidos afirmaram que o estabelecimento da Palestina como um Estado independente deveria ser feito através de negociações entre as partes e não nas Nações Unidas.
Várias fontes diplomáticas disseram, esta quarta-feira, à agência France Presse que a sessão aconteceria hoje, quinta-feira, mas alguns Estados-membros defenderam o dia seguinte.
O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hosein Amir Abdolahian, é também esperado na sede da organização, em Nova Iorque, para participar como observador e não está excluída a possibilidade de Abdolahian se encontrar com o secretário-geral da ONU, António Guterres. Na agenda, está também uma reunião a nível ministerial sobre a situação em Gaza.
Por: RFI com AFP
Conosaba/rfi.fr/pt
Sem comentários:
Enviar um comentário